Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM

Igam oferece curso online sobre gestão de recursos hídricos

PDFImprimirE-mail

 

Começa nessa segunda-feira (19/09) o curso online sobre “O papel do conselheiro na gestão de recursos hídricos”, oferecido gratuitamente pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), entidade que integra o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema). No primeiro momento serão beneficiados os membros dos Comitês de Bacias Hidrográficas de Minas Gerais, responsáveis pela gestão local das águas. O curso a distância será disponibilizado na plataforma “Trilhas do Saber” - um portal de conhecimento do Sisema.

A primeira turma conta com mais de 180 alunos e terá acesso ao conteúdo no período de 19/09 a 28/09, por meio do nome de usuário e senha disponibilizados pelo Sisema. Eles também participarão de um grupo de discussão com temas relacionados ao programa e serão acompanhados por um tutor. “O objetivo é preparar os conselheiros dos Comitês para uma gestão efetiva das águas em suas bacias”, explica a gerente de Apoio aos Comitês de Bacias Hidrográficas do Igam, Lilian Domingues.

Outras quatro turmas de conselheiros serão iniciadas entre setembro e outubro de 2011, totalizando cerca de 400 participantes. Divididos em 10 módulos, o curso abordará a formação e atuação dos Comitês de Bacias Hidrográficas, com destaque para as competências dos conselheiros, o regimento interno e o processo eleitoral dos Comitês. Também serão abordados os conceitos e fundamentos da gestão de recursos hídricos, as Políticas Nacional e Estadual, bem como os instrumentos de gestão, como outorga, planos diretores e cobrança pelo uso dos recursos hídricos.

De acordo com Lilian Domingues, a proposta é de posteriormente oferecer o curso para toda a sociedade. “Consideramos importante que todos tenham conhecimento sobre a legislação e a gestão de recursos hídricos, e também do papel dos comitês nesse cenário”, explica. Ela ressalta que os conselheiros são eleitos durante processo eleitoral de cada comitê e representam entidades da sociedade civil, setor produtivo ou poder público estadual e municipal. Os interessados em participar do colegiado devem acompanhar as eleições pelo site: http://comites.igam.mg.gov.br/new/.

 Trilhas do Saber

A Trilhas do Saber  é o portal do conhecimento do Sisema onde podem ser encontradas informações sobre cursos e atividades educativas realizadas pelos órgãos do meio ambiente de Minas Gerais. A plataforma foi concebida com o objetivo, dentre outros, de aumentar o acesso ao conhecimento a partir da redução de barreiras geográficas.

Atualmente estão disponíveis dez cursos na categoria “Cursos livres”, que podem ser realizados por qualquer pessoa. Mais informações sobre os cursos da Trilhas do Saber: http://trilhasdosaber.meioambiente.mg.gov.br.

 

IGAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades