Governo do Estado retoma ações do Programa Água Doce em Minas Gerais

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cidades e de Integração Regional (Secir), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, realizou, em Montes Claros, no Território Norte, o 1º Encontro Estadual do Programa Água Doce (PAD) em Minas Gerais. O evento teve o objetivo de apresentar a estratégia para os novos gestores dos municípios do semiárido mineiro e repactuar a execução do PAD no Estado de Minas Gerais.

O programa promove o acesso à água de boa qualidade para consumo humano, incorporando cuidados ambientais, técnicos e sociais. Em Minas Gerais, o PAD investe recursos na ordem de R$ 15 milhões e tem como meta a instalação de dessalinizadores em 69 localidades rurais, atendendo uma população de aproximadamente 28 mil pessoas.

Para o secretário de Estado de Cidades e de Integração Regional, Carlos Murta, o PAD vai contribuir com o acesso à água potável para as famílias que vivem nas regiões mais secas do estado.

“Através de critérios técnicos, vamos realizar um diagnóstico da qualidade da água em 278 comunidades rurais do semiárido. Dentre elas, serão selecionadas as 69 localidades que apresentam os maiores índices de água salobra, onde serão instalados os dessalinizadores, melhorando assim a qualidade da água”, disse o secretário.

Além da instalação dos dessalinizadores, o PAD traz também como produto um levantamento com as informações sobre o acesso a água nas comunidades rurais do semiárido no estado, o que irá possibilitar ações futuras do poder público. Para isso, está prevista a execução de 279 diagnósticos socioambientais e técnicos e a realização de 138 vazão e análise de água.

O prefeito de Januária, Marcelo Félix, presente no encontro, destacou a importância do programa para os municípios do Norte e Nordeste de Minas Gerais. “Nossa região enfrenta graves problemas resultante da falta d’água, sendo assim o PAD é um Programa que vai nos ajudar a amenizar o sofrimento de parte da população das zonas rurais que não conseguem consumir a água pela grande quantidade de sal”, afirmou.

A expectativa dos técnicos da Secir e do Ministério do Meio Ambiente é a de que, em novembro de 2018, os dessalinizadores já estejam instalados e em funcionamento.
O PAD é uma ação do Ministério do Meio Ambiente, executada por meio da Coordenação Nacional do Programa Água Doce (PAD). Em Minas Gerais, as ações do programa são desenvolvidas pela Secir, Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).

Tecnologia de tratamento

Para a produção de água doce, a água subterrânea é captada por meio de poço tubular profundo e armazenada em reservatório de água bruta. Em seguida esta água salobra ou salina é tratada pelo dessalinizador, através deosmose inversa. A água dessalinizada é armazenada em reservatório de água potável, para ser distribuída para a população através de chafariz. Para proteger o meio ambiente dos efeitos do acúmulo de sais no solo, o concentrado é colocado em tanques de contenção e evaporação.

Agência Minas