Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM

Premiação incentiva boas práticas ambientais de gestão sustentável de resíduos

PDFImprimirE-mail

 

Imagem-PBP


Os interessados em inscrever práticas e projetos de gestão ambientalmente adequada dos resíduos sólidos agropecuários, industriais e minerários no Estado de Minas Gerais, têm até o dia 21 de maio para fazer a inscrição no 3º Prêmio Boas Práticas Ambientais. A premiação, do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) foi lançada na Semana da Água no último mês de março. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por meio de formulário e encaminhadas para o e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

  

As inscrições devem observar o regulamento, preencher e encaminhar o formulário de inscrição para o e-mail indicado. Neste ano, o tema é “Menos Resíduo, Mais Sustentabilidade”. As práticas e projetos desenvolvidos por pessoas físicas e jurídicas no Estado de Minas Gerais são avaliados por uma comissão julgadora composta por servidores dos órgãos ambientais do Estado, podendo haver também convidados externos, como profissionais renomados e representantes de entidades que atuam na área da temática do Prêmio.

O prêmio de Boas Práticas Ambientais foi criado pela Resolução Conjunta nº 2.608, de 7 de março de 2018, dos órgãos que integram o Sisema: a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e Instituto Estadual de Florestas (IEF). Outras informações sobre o prêmio, a resolução e o regulamento estão disponíveis, na internet, na página da Semad, no endereço: http://www.meioambiente.mg.gov.br/premioboaspraticas

 

Edição 2019

O assessor de Educação Ambiental e Relações Institucionais da Semad, André Luis Ruas, também responsável pela secretaria executiva do Prêmio de Boas Práticas Ambientais, explica que o tema “Menos Resíduo, Mais Sustentabilidade” visa reconhecer as boas práticas ou projetos de gestão ambientalmente adequados desses tipos de resíduos.

 

Ruas explica que o tema da premiação visa valorizar e fomentar as iniciativas de gestão ambientalmente correta da cadeia de resíduos, desde sua geração até a disposição final. “O Sisema escolheu este tema pois reconhece a importância de diminuir a pressão sobre os recursos naturais e ainda mitigar os riscos da disposição inadequada destes resíduos”, afirma.

“Estão aptos a participar trabalhos relacionados a resíduos sólidos agropecuários, industriais e minerários no Estado de Minas Gerais”, afirma. Ele observa que são elegíveis pessoas físicas ou jurídicas que possuam ações práticas ou projetos voltados à gestão de resíduos sólidos que possuam regularização ambiental, nos casos aplicáveis, e que atendam aos demais critérios do regulamento.

A premiação está dividida em três categorias: Melhor Prática ou Projeto de Gestão de Resíduos Sólidos Agropecuários, Industriais e Minerários. Cada uma das categorias é dividida nas subcategorias cidadão, grupo de cidadãos ou organização da sociedade civil; Órgão público municipal, estadual ou federal e instituições privadas.


As práticas ou projetos com a melhor avaliação de cada uma das subcategorias serão contemplados. Os vencedores receberão placas de reconhecimento, hospedagem gratuita nos Parques Estaduais de Minas Gerais e também terão o direito de uso da logomarca do prêmio, para divulgação do seu trabalho.

Ascom/Sisema

IGAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades