Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM

Instituto Espinhaço promove Webinar internacional no Dia Mundial do Meio Ambiente

PDFImprimirE-mail

 

Mantendo a tradição de sempre inovar e ampliar os horizontes, com o objetivo de trazer luminosidade, harmonia e paz para as mentes, enriquecendo os diálogos sobre os desafios e as oportunidades e os principais temas contemporâneos do mundo, o Instituto Espinhaço, neste momento singular de uma epidemia global, promove um encontro de notáveis, unidos em um webinar internacional, para o lançamento da plataforma Diálogos Possíveis, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente 2020.

 

No próximo dia 05 de junho, celebraremos o Dia Mundial do Meio Ambiente. Este, notadamente especial, durante o momento de enfrentamento de uma pandemia global, ganha relevância ainda maior. Por isso, a data foi escolhida para o lançamento do primeiro programa Diálogos possíveis, que vai ao ar no canal do Instituto Espinhaço, no Youtube, e contará com a participação de especialistas nacionais e internacionais para debater e apresentar ideias, reflexões, propostas e novas abordagens. O eixo central abordará o tema Pessoas, natureza, biodesenvolvimento e os novos desafios no planeta: como a gestão cultural integrada dos territórios, a cidadania ativa, as soluções baseadas na natureza e a Agenda 2030 preparam, no presente, o futuro da humanidade.

 

O Diálogos Possíveis, neste dia 5 de junho, receberá representantes de 6 países e já tem presença confirmada do ex-ministro do Meio Ambiente do Brasil, José Carlos Carvalho; do ex-ministro do Meio Ambiente do Paraguai, Oscar Rivas; do coordenador – UNESCO / Chairholder in Humanities and Cultural Integrated Landscape Management –; do professor coordenador e pró-presidente do Instituto Politécnico de Tomar, professor Luiz Oosterbeek; do diretor regional da União Internacional para Conservação da Natureza (UICN) na América do Sul, Álvaro Rendón; do coordenador dos setores de Ciências Naturais e de Ciências Humanas – UNESCO/Brasil, Fábio Eon; da oficial de Projetos da organização francesa Expertise France, Natália Mendes; do cientista social, diretor do Núcleo de Estudos em Teoria Psicopolítica e Terapia Filosófica/ECO/UFRJ e diretor do Laboratório de Gestão Mental, Psiquismo e Instituições/CCMN/UFRJ, professor Evandro Ouriques; da diretora-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), Marília Melo; do médico e presidente do Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (CABSIN), Ricardo Ghelman, entre outros.

 

Cada palestrante vai trabalhar uma abordagem específica em conexão com o eixo central proposto e contribuirá para enriquecer o debate sobre as questões sociopolíticas, ambientais, de manutenção da vida e de desenvolvimento sustentável no planeta. Além disso, os convidados vão expor ideias e pensamentos para ampliar as alternativas de promoção de uma sociedade mais justa e inclusiva, com a centralidade nos seres humanos e em harmonia com o meio ambiente. A participação do público será realizada por meio do chat do canal do Youtube do Instituto Espinhaço.

 

Data: 05/06/2020

Horário: 13 h 30 (Brasília)

Realização: Instituto Espinhaço

Webinar Internacional

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

DIÁLOGOS POSSÍVEIS

 

Tema central

Pessoas, natureza, biodesenvolvimento e os novos desafios no planeta: como a gestão cultural integrada dos territórios, a cidadania ativa, as soluções baseadas na natureza e a Agenda 2030 preparam, no presente, o futuro da humanidade

 

Participantes convidados:

 

Luiz Oosterbeek (Portugal) – professor coordenador – UNESCO / Chairholder in Humanities and Cultural Integrated Landscape Management; professor coordenador e pró-presidente do Instituto Politécnico de Tomar; membro do Centro de Geociências da Universidade de Coimbra.

 

Abordagem: Antígona e o reencontro do tempo: natureza consciente contra alienação persistente (contribuições da gestão cultural integrada de território e das ciências humanas)

 

José Carlos Carvalho (Brasil) – ex-ministro de Meio Ambiente do Estado brasileiro; engenheiro florestal; ex-secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais.

 

Abordagem: Desafios, dilemas e oportunidades para o desenvolvimento sustentável no Brasil

 

Oscar Rivas (Paraguai) – ex-ministro do Meio Ambiente do governo do Paraguai; arquiteto; especialista em sustentabilidade e ordenamento territorial; diretor do Instituto Socioambiental del Sur; membro da Escola da Sustentabilidade; membro da Comissão de Defesa dos Recursos Naturais no Congresso Nacional; Premio Goldman Environmental Prize; profesor de Ordenamento Territorial na FADA Universidad Nacional de Asunción; membro da Comissão Nacional de Mudanças Climáticas do Paraguai.

 

Abordagem: A ecologização do pensamento cidadão para o biodesenvolvimento na América Latina

Fábio Soares Eon (Brasil) – coordenador dos Setores de Ciências Naturais e de Ciências Humanas – UNESCO/Brasil; cientista político e mestre em Gestão de Projetos, pela Universidade de Londres (University College London); consultor de Responsabilidade Social de empresas de petróleo e mineração antes de ingressar na UNESCO há vinte anos – desde então, tem atuado no programa de Ciências Humanas e Sociais da UNESCO no Brasil, acumulando também a coordenação de Ciências Naturais do escritório no Brasil, setor esse responsável pelos temas de biodiversidade, água e oceanos.

 

Abordagem: Um novo modelo de desenvolvimento sustentável pós-pandemia e o papel   do multilateralismo na implementação da Agenda 2030

Sinivaldo Tavares (Brasil) – frei franciscano; doutor em Teologia Sistemática pela Pontificia Università Antonianum e pós-doutor em Teologia Sistemática, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; professor de Teologia Sistemática no Programa de Pós-Graduação em Teologia da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE).

 

Abordagem: O cuidado da Casa Comum em tempos de Covid-19

Evandro Vieira Ouriques (Brasil) – cientista social; diretor do Núcleo de Estudos em Teoria Psicopolítica e Terapia Filosófica/ECO/UFRJ; diretor do Laboratório de Gestão Mental, Psiquismo e Instituições/CCMN/UFRJ; doutor em Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura; criador da Teoria Psicopolítica; foi diretor de pesquisa do Laboratório de Gestão Mental, Psiquismo/ e Instituições/LAMAE/UFRJ.

 

Abordagem: E se o dia mundial fosse da natureza?

Álvaro Vallejo Rendón (Equador) – diretor regional da União Internacional para Conservação da Natureza (UICN) na América do Sul; engenheiro florestal com mestrado em gestão e conservação de florestas e biodiversidade; foi consultor em questões de carbono florestal para o Banco Mundial e para empresas privadas; pesquisador do Centro de Ensino e Pesquisa Agrícola Tropical (CATIE); diretor de um projeto de restauração florestal na Colômbia.

 

Abordagem: O potencial das soluções baseadas na natureza para a América do Sul

Natália Mendes (França) – oficial de Projetos da Expertise France – agência pública francesa para a concepção e implementação de projetos de cooperação técnica internacional.

 

Abordagem: Biodesenvolvimento e a Agenda 2030: estratégias para o planeta

Fernando Ortega (Peru) – engenheiro metalúrgico e siderúrgico; mestre em Administração e em Gestão Pública; diretor de Pesquisa e Estudos e vice-diretor de Monitoramento e Avaliação do Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Tecnológica (CONCYTEC) do Peru; professor e pesquisador em prospectiva do Instituto de Governo e Gestão Pública da Universidade de San Martín de Porres; membro da equipe que formulou o Cenário No. 1: “O futuro é hoje” do Estudo de Cenário para a América Latina em 2030 – Projeto Millennium.

 

Abordagem: O Futuro que construímos no presente: desafios emergentes para a humanidade e a vida no planeta

Luiz Oliveira (Brasil) – filósofo; pensador integral; especialista em programas para o desenvolvimento sustentável; ex-membro da CTMIP – 17 ODS/Agenda 2030 junto à Presidência da República; fundador e presidente do Instituto Espinhaço.

 

Abordagem: Da ecosofia à pós-pandemia: dilemas e caminhos para uma sociedade em transformação – A encruzilhada de Megas e o futuro da humanidade

Marília Carvalho de Melo (Brasil) – diretora-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas; engenheira civil; mestre em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, pela UFMG; doutora em Recursos Hídricos, pela COPPE (UFRJ); especialista em Gestão com ênfase em negócios, pela Fundação Dom Cabral; professora na Universidade Vale do Rio Verde (UninCor), no programa de mestrado Sustentabilidade em Recursos Hídricos.

 

Abordagem: Soluções baseadas na Natureza e sustentabilidade do uso da água

Ricardo Ghelman (Brasil) – médico pediatra e da família; expert, pela OMS, na área de Medicina Tradicional, Complementar e Integrativa; mestre em Anatomia Comparada e Embriologia (USP); doutor em Obstetrícia Experimental com Fitoterápico (UNIFESP); pós-doutor em Neurociência, na área de Dor e Medicina Antroposófica (UNIFESP); idealizador e coordenador da Unidade de Pediatria Integrativa (UPI-USP); presidente da rede colaborativa Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (CABSIN) em parceria com a OPAS-OMS.

 

Abordagem: Saúde e natureza: a criança pré-Covid e o adulto pós-Covid, escolhas e desafios na atualidade planetária

 

Instituto Serra do Espinhaço 

IGAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades