Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM

Parque do Ibitipoca celebra aniversário de 47 anos

PDFImprimirE-mail

Fotos: Evandro Rodney

Ibitipocainterna06042020

Legenda

 

O Parque Estadual do Ibitipoca, unidade de conservação localizada nos municípios de Lima Duarte e Santa Rita de Ibitipoca, na Zona da Mata, chega aos 47 anos de criação neste sábado (04/07). Desde que foi criado, em 4 de julho de 1973, o parque que hoje é o mais visitado de Minas Gerais rompeu as barreiras do território mineiro e do Brasil, recebendo turistas de todos os cantos do mundo interessados em conhecer as belezas cênicas da unidade, que é gerenciada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF).

 

Próximo da marca de meio século de existência, o Ibitipoca já encantava antes mesmo de sua criação oficial, quando teve eternizados os registros do naturalista francês Auguste de Saint-Hilaire, que durante passagem pela região, em 1822, descreveu as montanhas de onde avistava o Rio de Janeiro e lamentou ter que abandonar tanta beleza.

 

O aniversário de 47 anos está sendo comemorado com um ciclo de lives, pelo perfil da unidade no Instagram. As sessões de bate papo vão até este sábado. Nesta data, às 10h, a gerente do parque, Clarice Silva, e o professor da Universidade Federal de Lavras (Ufla), Marco Aurélio Fontes, falam sobre “A conservação no Parque do Ibitipoca e experiências em parques de outros países”. Para acompanhar a live basta acessar o perfil @peibitipoca no Instagram.

 

A programação do aniversário contou com outras duas lives, que ocorreram na quarta e quinta-feira. A primeira teve o tema “As cavernas do parque”, com o representante da Sociedade Carioca de Pesquisas Espeleológicas, Heitor Cintra. Na quinta, a conversa conduzida pela gerente do parque foi sobre a fauna do Ibitipoca e sobre “O projeto de conservação de muriquis do entorno”. Participaram Fabiano Melo, da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Fernanda Tabacow, do Instituto Muriqui de Biodiversidade (MIB).

 

O diretor-geral do IEF, Antônio Malard, destaca que o Ibitipoca é um dos parques mais bem estruturados do Brasil, com uma visitação bastante consolidada e uma conservação excelente. “Durante sua breve história, o parque do Ibitipoca registrou papel fundamental no lazer, na pesquisa científica e na conservação da natureza. O aniversário nos convida a comemorar tudo o que foi feito e renova no IEF a determinação de continuar trabalhando para a consolidação do parque”, afirma.

 

O Ibitipoca, assim como as demais unidades de conversação de Minas, está fechado desde 18 de março, em razão da pandemia da Covid-19. Durante este período, atividades internas de manutenção vêm sendo feitas, preparando o espaço para a futura reabertura. “Os visitantes terão uma experiência ainda melhor assim que a pandemia passar e a reabertura das unidades de conservação voltar a ser permitida. "Nesse período de suspensão das visitas, nossa equipe está toda voltada para o manejo e sinalização das trilhas e atrativos da unidade, e também para a manutenção das estruturas do parque. Nosso objetivo é trazer mais segurança e criar uma experiência ainda melhor para todos que nos visitam", diz a gerente do Ibitipoca.

 

EXPECTATIVAS PARA O FUTURO

 

Anualmente, o parque recebe cerca de 100 mil visitantes, tradicionalmente para atividades de montanhismo, visita de grutas e cavernas e banhos em lagos e cachoeiras que impressionam pela beleza natural. Ainda segundo a gerente da unidade, uma das expectativas da equipe do Ibitipoca para quando o parque reabrir é a possibilidade de receber cada vez mais pessoas para a atividade de observação de aves, que já vinha crescendo aos poucos antes da pandemia e agora tem sido cada vez mais divulgada em grupos pela internet. "Essa é uma atividade que reúne milhares de pessoas no Brasil e no mundo e nós temos todas as condições para oferecer uma experiência muito interessante nesse aspecto", acrescenta a gerente Clarice Silva.

 

A equipe do parque também guarda boas expectativas para o retorno das atividades com a cadeira de rodas do modelo Julietti, que é uma cadeira adaptada para levar acessibilidade às pessoas que têm dificuldade de locomoção. O parque conta com duas unidades da cadeira, mas como elas chegaram no fim de janeiro, ficaram disponíveis por menos de dois meses. O dispositivo permite levar quem tem dificuldade de locomoção até os atrativos mais distantes, como a Janela do Céu, que é um dos locais mais procurados dentro do Parque do Ibitipoca.

 

Ainda segundo Clarice Silva, um dos motivos que merece muita celebração no aniversário de 47 anos é a relação entre o parque e a comunidade do entorno, que sempre abraçou a ideia. “São pessoas que sempre protegeram o parque e são os grandes responsáveis pela conservação. Elas protegem o parque porque possuem o sentimento de pertencimento a essa unidade", completa a gerente do Ibitipoca.

 

O supervisor da Unidade Regional de Florestas e Biodiversidade (URFBio) do IEF na Zona da Mata, Alberto Félix Iasbik, destaca que o Parque Estadual do Ibitipoca trouxe uma grande transformação para a região ao longo dos anos. “Desde sua criação, o parque vem ganhando uma visibilidade que extrapolou Minas Gerais e o Brasil, chegando a vários cantos do mundo. Nós vemos pelo controle de visitantes. Além disso, ter o parque bem consolidado nos mostra a importância de conservar o meio ambiente na questão da fauna e também das florestas", diz o supervisor regional.

 

SOBRE O PARQUE

 

A unidade possui 1.488 hectares e está em uma área do bioma mata atlântica. Ela fica localizada na Serra do Ibitipoca e é um divisor de águas das bacias dos rios Grande e Paraíba do Sul. Sua vegetação é composta por mata atlântica, pelos campos rupestres em afloramentos rochosos e matas ciliares ao longo dos cursos d’água. A fauna é rica, com a presença de espécies ameaçadas de extinção, como a onça parda, o lobo guará e o primata sauá. Aparecem também o macaco barbado (bugio), o papagaio-do-peito roxo, o coati, o andorinhão-de-coleira falha, entre outros. As grutas formadas em rochas quartizíticas integram a paisagem do Parque. ‘Ibitipoca’ é uma palavra tupi-guarani que significa “Serra que estoura” ou “Serra estourada”, devido à grande incidência de descargas elétricas (raios) ou, também, à grande quantidade de grutas.

 

Todas as informações sobre infraestrutura, principais atrativos, como chegar, ingressos e tarifas, orientações, mapas e demais detalhes sobre a unidade podem ser verificados clicando no link abaixo. Em razão da pandemia de Covid-19, todas as unidades de conservação de Minas Gerais estão com a visitação suspensa desde 18 de março, conforme a Portaria 48, do IEF. Ainda não há uma previsão sobre a data de retomada das visitações nesses pontos turísticos.

 

Clique aqui para visitar a página do Parque do Ibitipoca e conhecer seus principais atrativos

 

Guilherme Paranaiba
Ascom/Sisema

IGAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades