Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM

Webinar apresenta trabalho de MG e outros estados no monitoramento da Covid no esgoto

PDFImprimirE-mail


COvid Esgotos Webinar Cortada2

Diretora-geral do Igam, Marília Melo destacou o ponto de vista do órgão gestor de recursos hídricos durante o webinar

 

A diretora-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Marília Melo, foi uma das debatedoras do "2º Webinar Coronavírus nos Esgotos: Compartilhando Experiências de Monitoramento no Brasil", evento virtual realizado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) nesta sexta-feira (24/07). Marília esteve ao lado de outras sete pessoas para conhecer e debater as diferentes experiências que estão em curso no Brasil sobre o monitoramento do coronavírus nos esgotos.


Diferente do webinar realizado em maio, quando foi discutido o projeto-piloto realizado em Belo Horizonte que ANA e Igam fazem parte, juntamente com o INCT/UFMG, Copasa e Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), dessa vez outras iniciativas que acontecem nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul também foram apresentadas, assim como as principais características do projeto-piloto da capital mineira.


As apresentações sobre as experiências estaduais foram conduzidas por Aline Campos, da Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul (SES-RS); Maria Sato, da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb); e Tatiana Prado, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).


Juliana Calábria, do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) ETEs Sustentáveis/UFMG, falou sobre o projeto-piloto desenvolvido na capital mineira que já mantém 14 semanas de monitoramento. Segundo ela, as últimas seis semanas apontaram positivo para o coronavírus em 100% das amostras coletadas em 24 pontos das bacias dos ribeirões Arrudas e do Onça. O resultado completo da última semana de monitoramento pode ser conferido neste link.

 

COvid Esgotos Webinar Cortada

Projeto-piloto da ANA, Igam, UFMG, Copasa e SES/MG foi apresentado novamente, junto com outras iniciativas pelo país


Em um segundo momento, foram apresentadas contribuições importantes ao tema de três pontos de vista diferentes. Do órgão gestor de recursos hídricos, do prestador de serviço de saneamento e do órgão responsável pelos serviços de saúde. Nesse momento, a diretora-geral do Igam falou sobre a visão do Instituto e destacou que monitorar a presença do coronavírus nos esgotos traz mais possibilidades para o conhecimento da pandemia.


"Isso tem apoiado nossa área de saúde em uma outra visão no trato da pandemia do coronavírus em Belo Horizonte, assim como demonstrado também em outras regiões. Um ponto a se destacar é que, mesmo como uma ferramenta epidemiológica, a pandemia trouxe à luz uma discussão sobre saneamento no Brasil e eu acho que isso é muito importante, que culminou até na aprovação e sanção recente pelo presidente da República no novo marco regulatório do saneamento", disse a diretora-geral do Igam.


Em seguida, também se manifestaram Fuad Moura, da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), e Thais Cavendish, do Ministério da Saúde. Eles contribuiram para discutir as visões acerca dos temas saneamento e saúde. A terceira parte do evento foi voltada para esclarecimentos de dúvidas das pessoas que acompanharam o webinar, moderado pelo superintendente de Planejamento de Recursos Hídricos da ANA, Sérgio Ayrimoraes. Para conferir o webinar completo, basta clicar no link abaixo.


Clique aqui para acessar a íntegra do webinar


Guilherme Paranaiba
Ascom/Sisema

 

IGAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades