Cidade Administrativa retoma trabalho presencial gradualmente após BH chegar à Onda Verde

Foto: Sisema/Divulgação

CA DENTRO

O retorno das atividades na Cidade Administrativa ocorrerá de forma gradual e progressiva

A partir deste sábado (17/10), a Região Central de Minas passa a ser inserida na Onda Verde do Plano Minas Consciente, o que permitirá aos órgãos do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) iniciar a retomada gradual do trabalho presencial de seus servidores na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. O retorno das atividades ocorrerá de forma gradual e progressiva, facultando o início a partir da próxima segunda-feira (19/10).

No caso do Sisema, a medida vale para as quatro casas: Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Social (Semad), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Instituto Estadual de Florestas (IEF) e Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam). O retorno respeitará todas as medidas de segurança para a prevenção de contágio pelo coronavírus, contemplando, prioritariamente, os serviços que tiveram sua prestação impactada negativamente durante o teletrabalho.

Deste modo, somente retornarão as atividades cuja execução se mostrou prejudicada nessa modalidade de trabalho, e outras a critério dos dirigentes. Portanto, os servidores devem aguardar a convocação para qualquer retomada. Já aqueles que estão exercendo as atividades presencialmente, assim devem permanecer.

A distribuição dos servidores seguirá o layout estabelecido pela Coordenadoria Especial da Cidade Administrativa (Cecad) e pelo Centro de Operações Emergenciais (COES Minas Covid-19), que prevê estações de trabalho vazias ao lado e à frente das ocupadas. O percentual máximo de servidores, empregados públicos e colaboradores que poderão retornar ao trabalho na Cidade Administrativa diariamente é de 20%. Os gestores podem ajustar a jornada de trabalho das equipes de forma a evitar a concentração de pessoas nos espaços comuns e nos horários de pico.

REGRAS PARA O RETORNO

Os servidores convocados para o trabalho presencial serão comunicados pelos gestores de suas áreas e a Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (SGDP) ficará responsável pelo esclarecimento de eventuais dúvidas. Vale destacar que o uso de máscaras de proteção é obrigatório em todos os espaços durante o período de permanência na Cidade Administrativa e os servidores deverão manter distância de segurança de dois metros de outras pessoas, além de respeitar a indicação de capacidade máxima de todos os locais de uso comum, como banheiros, copas, refeitórios e restaurantes. Para entrada na Cidade Administrativa, eles deverão responder diariamente a um questionário com informações relacionadas a seu quadro de saúde, relacionadas à Covid-19. Também será feita medição de temperatura frequente enquanto o servidor estiver no trabalho. Todos os outros cuidados referentes à higienização das mãos; limpeza e desinfecção de objetos e superfícies tocados com frequência, a exemplo do telefone; e o não compartilhamento de objetos pessoais também continuam valendo. Para ter acesso a essas e outras informações acesse a Cartilha ORIENTAÇÕES E PRÁTICAS
DE CONDUTA NA CIDADE ADMINISTRATIVA PARA CONTENÇÃO DA TRANSMISSÃO DA COVID-19.

Ascom / Sisema