Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM

Regional Noroeste recebe 6ª edição do Programa “Diálogos com o Sisema”

PDFImprimirE-mail

Reprodução/Youutbe
dialogos-com-sisema-dentro
O evento traçou um panorama das principais medidas de controle observadas durante o licenciamento de estruturas destinas à acumulação de água

 

Os procedimentos relacionados à regularização ambiental de barragens de água em Minas Gerais foram discutidos, nesta quinta-feira (19/11), durante a 6ª edição do Programa “Diálogos com o Sisema” em 2020. O evento, realizado por videoconferência em função da pandemia da covid-19, ocorreu durante a 103ª Reunião Ordinária da Unidade Regional Colegiada (URC) Noroeste, com transmissão simultânea pelo . Outras três edições do programa estão previstas até o final do ano.


O encontro virtual traçou um panorama das principais medidas de controle que devem permear as autorizações e licenciamentos de estruturas destinadas à acumulação de água no Noroeste do estado. A região conta atualmente com cerca de 20 locais declarados como áreas de conflito pelo uso dos recursos hídricos, segundo estimativa do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam).


Abrindo o ciclo de palestras do evento, o professor de Hidrologia da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), Dr. Fernando Pruski, apresentou um estudo relacionado à sazonalidade de vazões e suas potencialidades no contexto de planejamento e gestão de recursos hídricos. De acordo com o professor, os reservatórios de regularização são de extrema importância por permitirem uma redistribuição temporal da disponibilidade de água, garantindo o abastecimento e irrigação durante os períodos de escassez hídrica e mantendo a homogeneidade da produção ao longo de todos os meses do ano.


“Para garantir uma distribuição justa e igualitária dos recursos hídricos, devemos sempre estar atentos ao perfil de consumo de cada região, desenvolvendo análises integradas capazes de considerar a relação entre demanda e disponibilidade, além dos impactos socioambientais da construção de reservatórios”, lembrou Pruski.


COMUNIDADE LOCAL

 

Na sequência, o diretor da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) e vice-presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro), Jorge Werneck, discorreu sobre os princípios norteadores dos procedimentos de outorga e licenciamento de barramentos de água. O palestrante apresentou as estratégias de gestão empregadas no Distrito Federal para lidar com a baixa disponibilidade hídrica da região, além da legislação desenvolvida para garantir a distribuição igualitária dos recursos. Atualmente, das cerca de 9.500 outorgas e registros emitidos na capital federal, 46% são voltados à irrigação, sendo o restante destinado ao abastecimento.


Para o superintendente Regional de Meio Ambiente Noroeste, Ricardo Rodrigues, o tema abordado durante a edição Noroeste do “Diálogos com o Sisema” está diretamente relacionado às principais demandas ambientais da região, que conta com amplo território destinado à agricultura irrigada. “Em nossa Supram, grande parte da demanda é proveniente de empreendedores interessados em regularizar suas estruturas de captação ou solicitando permissão para a construção de novos barramentos de água. Desta forma, as palestras realizadas neste evento são de grande valor para a comunidade local”, salientou o superintendente.

 

Clique aqui para assistir à edição Noroeste do “Diálogos com o Sisema” na íntegra


REGIONALIZAÇÃO


Em 2020, o “Diálogos com o Sisema” está sendo realizado em todas as nove regionais estaduais de meio ambiente de Minas Gerais, sempre abordando questões ligadas à pauta ambiental local. Confira a data e tema das próximas edições:


1°/12 - URC Sul de Minas: Reflexões, desafios e tecnologias no tratamento de efluentes sanitários
2/12 - URC Supram Central Metropolitana: A Espeleologia na Regularização Ambiental
8/12 – URC Supram Norte de Minas: Cultivo do Eucalipto X Recursos Hídricos


Acompanhe as transmissões ao vivo pelo canal do Copam no Youtube

 

DIÁLOGOS COM O SISEMA

 

Criado em 2017, o Programa “Diálogos com o Sisema” consiste na realização de reuniões periódicas, abertas ao público em geral, para apresentação e discussão de temas ambientais de interesse comum, promovendo a troca de informações entre sociedade civil, poder público, Organizações-Não Governamentais, empreendedores e consultores ambientais.


A iniciativa busca promover a democratização das informações, bem como incentivar a participação da sociedade na preservação do equilíbrio do meio ambiente e na defesa da qualidade ambiental, como exercício da cidadania.


Para mais informações, acesse a página oficial do programa, disponível neste link.


Edwaldo Cabidelli
Ascom/Sisema

IGAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades