Portal de serviços do Sisema é finalista do 5º Prêmio Inova Minas Gerais

Design sem nome 1

Portal Ecosistemas concorre com outros cinco finalistas

O Portal Ecosistemas, criado para agregar gradativamente os serviços ambientais do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), é um dos finalistas que concorre à 5ª edição do Prêmio Inova Minas Gerais. A plataforma digital é uma das candidatas na categoria “Ideias Inovadoras Implementáveis” e vai disputar o título com outras cinco iniciativas.

Os finalistas foram indicados pela comissão organizadora do prêmio e o campeão será decidido pelo voto popular. Pela primeira vez, a votação não será restrita apenas aos servidores públicos, mas, sim, aberta a qualquer pessoa que quiser participar. Os votos podem ser dados pelo aplicativo MG APP ou pelo site cidadao.mg.gov.br até o dia 27 de novembro.

O prêmio é uma iniciativa do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e do Governo de Minas. Além da categoria em que o Portal Ecosistemas é finalista, a premiação também considera uma segunda categoria, das “Iniciativas Implementadas de Sucesso”, que foi dividida nas modalidades “Inovação em Políticas Públicas” e “Inovação em Processos Organizacionais”. Ao todo, são 18 finalistas distribuídos nas três divisões definidas pela comissão organizadora.

BENEFÍCIOS

Apesar de ter sido lançado em novembro de 2019, o Portal Ecosistemas faz parte de um projeto a ser consolidado no futuro com uma série de funcionalidades. Entre os benefícios que ainda virão, destaque para a integração com o portal Gov.br do governo federal, além de integração com dados da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg). Outra previsão é a eliminação da necessidade de análise de um mesmo documento que já tiver sido apresentado no sistema para outro serviço.

Além disso, o Portal Ecosistemas será a casa digital dos serviços ambientais do Sisema. Um dos exemplos é o Sistema de Licenciamento Ambiental (SLA), que já foi lançado e transformou o licenciamento em um processo 100% digital em Minas Gerais, com benefícios de maior celeridade na tramitação dos processos e economia de custos, especialmente com a eliminação dos processos físicos.

O portal também já conta com o Sistema de Serviços de Registro de Categorias (REC), do Instituto Estadual de Florestas (IEF), e prevê uma série de entregas até o ano que vem, como o Sistema de Outorgas (Sout), do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), e o Cadastro de Plantio, também do IEF.

AMBIENTE ÚNICO

Segundo o superintendente de Tecnologia da Informação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Tiago Aroeira, o objetivo do Ecosistemas é facilitar o acesso e melhorar a experiência do cidadão em relação a serviços ambientais no estado. “A partir deste objetivo principal, a iniciativa visa disponibilizar à sociedade um ambiente único e integrado com a oferta de diversos serviços. O ambiente único e o uso compartilhado de ferramentas comuns otimizam a aplicação de recursos, estrutura melhor as informações estratégicas, desonera o cidadão da morosidade burocrática, confere maior celeridade às etapas de análise interna, e, por consequência, acelera o retorno ao cidadão”, diz o superintendente.

Ainda, segundo Aroeira, outra diretriz que norteou a criação do portal como uma plataforma digital para centralizar diversas demandas é o fato de que todos os órgãos vinculados ao Sisema prestam serviços à sociedade que são ofertados no ambiente digital. “O portal contribui para facilitar o entendimento do usuário quanto à divisão das competências entre esses órgãos e também para evitar repetição no fornecimento das mesmas informações”, acrescenta. Os interessados em registrar o voto podem acessar o link abaixo ou entrar no aplicativo MG APP até o dia 27 de novembro.

Clique aqui para entrar no Portal Cidadão MG e votar no 5º Prêmio Inova Minas Gerais

Guilherme Paranaiba