Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM

Igam inicia projeto piloto de monitoramento do uso da água por telemetria

PDFImprimirE-mail

Foto: Pablo Martins Soares
telemetria-dentro
A expectativa é que, ao final do projeto piloto, o sistema seja reproduzido nas demais bacias hidrográficas de Minas Gerais

Minas avança no desenvolvimento de soluções ambientalmente sustentáveis em áreas de conflito pelo uso da água. Teve início, nessa quinta-feira (21/01), a instalação dos equipamentos para estruturação do primeiro sistema de monitoramento de recursos hídricos por telemetria do Estado. O projeto piloto, realizado na Bacia do Entre Ribeiros, região Noroeste de Minas Gerais, tem como objetivo dar maior transparência ao uso de recursos hídricos, automatizando o acompanhamento de vazão dos rios mineiros em regiões marcadas pela escassez hídrica.


Desenvolvido conjuntamente pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas Gerais (Irriganor) e usuários da Bacia do Entre Ribeiros, o projeto conta com a participação de seis empresas de tecnologia responsáveis pela implantação de metodologias para estruturação de um sistema de verificação remota do uso da água.


O monitoramento por telemetria realiza medições e coleta de dados, que são enviados por satélite ou internet a uma central de informações, onde poderão ser consultadas pelos usuários e pelo órgão gestor de recursos hídricos. A tecnologia se tornou uma exigência para a concessão de novas outorgas a partir da publicação da Portaria Igam nº 48, em outubro de 2019.


INSTALAÇÃO

Nesta primeira fase do projeto piloto, estão sendo instalados protótipos compostos por hidrômetros, horímetros e sondas de fluxo residual em propriedades rurais localizadas às margens da Bacia Hidrográfica do Entre Ribeiros. Cada protótipo irá integrar uma Unidade Demonstrativa de Sistema. “Desta forma, poderemos avaliar a melhor resposta e validar o melhor produto, levando em conta o menor custo de implantação, de operação e de manutenção”, revela a analista de agronegócios do Sebrae Minas, Fabiana Vilela.


A consultoria Agromine Engenharia Hídrica é uma das quatro empresas que estão desenvolvendo protótipos dentro do projeto piloto por meio do aplicativo Hydricflow, que apresenta funções e critérios de alerta definidos após inserção de modelos hidrológicos e hidrogeológicos em um sistema integrado. “As funções e critérios de alerta são inseridos na plataforma a partir de dados coletados e simulados em sistemas computacionais que apresentam garantias para o cumprimento de condicionantes junto ao Igam, tais como vazões residuais e cones de rebaixamento de lençol, a partir dos estudos de cada seção de controle ou microbacia hidrográfica”, explica o diretor da Agromine, Leonardo Vinícius Borges. Também participam deste projeto as seguintes empresas: NewVision Tecnologia e Serviços, Hidrocontrol Soluções Tecnológicas e Irricontrol Controle Inteligente de Irrigação.   


Para o diretor-geral do Igam, Marcelo da Fonseca, a instalação dos primeiros protótipos será crucial para demonstração da viabilidade do projeto. “A partir de agora, os usuários visualizarão os benefícios da tecnologia para a gestão local da água, e o Igam poderá dar início à construção de um moderno sistema de monitoramento por telemetria, garantindo maior eficiência na gestão das áreas de conflito pelo uso de recursos hídricos”, destaca.

A etapa experimental, bem como todas as fases posteriores, será acompanhada por pesquisadores, analistas e especialistas de todas as entidades envolvidas no projeto, tendo como resultado a obtenção da metodologia definitiva de monitoramento. A expectativa é que, ao final do projeto piloto, o sistema seja reproduzido nas demais bacias hidrográficas de Minas Gerais.


Edwaldo Cabidelli
Ascom/Sisema

alt

IGAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades