Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM

Bacia do Rio Doce terá instrumento para monitorar cheias e escassez hídrica

PDFImprimirE-mail

Foto: Igam/ Divulgação
RioManhuaçu2 Dentro
Rio Manhuaçu, que também receberá  Plataforma de Coleta de Dados para monitoramento de vazão 

 

Duas Plataformas de Coleta de Dados (PCDs) para monitoramento de vazão de cursos hídricos serão instaladas pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) nos Rios Manhuaçu e Caratinga, ambos da Bacia do Rio Doce. As PCDs são fruto de um Termo de Compromisso Ambiental (TCA) firmado entre o Igam e a Sociedade Empresária Celulose Nipobrasileira SA – Cenibra, como forma de compensação ambiental. As plataformas serão entregues pela Cenibra em até 120 dias e vão permitir uma melhor gestão das vazões.

 

O monitoramento da quantidade de água vai trazer mais segurança para os usuários de recursos hídricos da bacia, pois eles poderão saber, com certa antecedência, se haverá escassez ou excesso de água no trecho monitorado. “Esse conhecimento vai proporcionar identificar o regime de vazões em tempo real. Além disso, os órgãos gestores poderão alertar a população, principalmente a que se encontra a jusante das PCDs, sobre eventos extremos, cheias e secas”, afirma o analista ambiental do Igam, Heitor Soares Moreira, destacando o benefício gerado por meio da assinatura do TCA.

 

O analista ambiental reforçou, ainda, que conhecer a sazonalidade de vazões do rio irá permitir uma gestão mais eficiente. “Essas informações podem ser utilizadas para informar a população sobre uma possível enchente e sua magnitude e também sobre a diminuição da quantidade de água, e estabelecer políticas de racionamento de uso”, explica.

 

Além disso, o aprimoramento do monitoramento fluviométrico na bacia vai possibilitar ao Igam, Defesas Civis e Comitês de Bacias Hidrográficas um gerenciamento de risco hídrico. “Essas informações são tão relevantes que podem evitar perdas de vida humana, econômicas e agravamento de problemas sociais”, afirma Heitor.

 

Wilma Gomes
Ascom/Sisema

IGAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades