Igam prorroga prazo de inscrições no Concurso de Fotografia Águas de Minas

Divulgação/Igam

ConcursoFotografia

O concurso visa destacar, por meio de fotos, a beleza, a diversidade de usos e as interações humanas com a água nas bacias hidrográficas mineiras

O prazo para inscrições e envio de imagens para participação no Concurso de Fotografia Águas de Minas foi prorrogado para 28 de fevereiro. A iniciativa, lançada neste mês de fevereiro pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), tem o objetivo de destacar, por meio de fotos, a beleza, a diversidade de usos e as interações humanas com a água nas bacias hidrográficas mineiras. Ao final da seletiva, serão escolhidas as 28 melhores fotografias, conforme as regras do regulamento.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.igam.mg.gov.br. Podem participar maiores de 18 anos, profissionais ou amadores, sendo vetada a participação de membros da comissão julgadora e da comissão organizadora. O concurso está dividido em quatro categorias de registros fotográficos, por Unidades Estratégicas de Gestão (UEG): Águas Gerais, Águas da Cultura, Águas e seus Diversos Usos e Águas impactadas.

As UGE são territórios integrados, definidos por critérios técnicos, com características similares ou particulares, nas quais são aplicadas diretrizes comuns de gestão e planejamento de usos de recursos hídricos. As bacias que compõe cada UEG estão descritas no ANEXO I do regulamento.

Clique aqui e acesse o regulamento do concurso

Na categoria “Águas Gerais” serão selecionadas fotografias que contenham imagens das águas da Bacia Hidrográfica no contexto de beleza paisagística ou que tenham a água como aspecto central, tais como: rios, lagos, nascentes, sumidouros, veredas e cachoeiras. Já a categoria “Águas da Cultura” as fotografias devem retratar registros de interação do ser humano e os recursos hídricos da Bacia Hidrográfica no contexto cultural local, a exemplo de festas populares, costumes religiosos, monumentos naturais/históricos, populações ribeirinhas, produção de artesanato, comidas e bebidas típicas da região.

Na categoria “Águas e seus Diversos Usos” serão selecionadas imagens que retratem os diversos usos e finalidades que as águas possuem para os seus usuários, como irrigação, agricultura familiar, preservação de ecossistemas aquáticos, abastecimento humano, dessedentação animal, recreação, aquicultura e pesca, navegação, atividades de lazer e turismo ecológico, uso industrial.

E, por último, a categoria “Águas Impactadas” devem conter registros de ameaças à qualidade e à quantidade dos recursos hídricos, como poluição das águas, lançamentos de esgoto sem tratamento, incêndios florestais, disposição inadequada do lixo, desmatamento irregular, degradação dos solos, degradação de margens de rios, dentre outros neste aspecto.

IMPORTÂNCIA

O diretor-geral do Igam, Marcelo da Fonseca, destacou que para o Instituto é de extrema importância a realização deste concurso, que reunirá os olhares da população mineira acerca das bacias hidrográficas. “É a tradução, em forma visual, dos dados quantitativos e das informações que trazemos nos relatórios e publicações produzidas pelo Instituto”, frisou.

Marcelo também destacou que as fotografias enviadas vão compor o acervo de imagens do Igam, e poderão ser selecionadas para ilustrar as publicações elaboradas pelo Instituto. “Os autores das melhores fotografias serão escolhidos por meio de votação popular e terão seus trabalhos publicados em um e-book de imagens”, finalizou.

INSCRIÇÕES

Os participantes podem inscrever quantas fotografias desejarem, conforme especificações contidas no Regulamento do Concurso Águas de Minas, disponível no site do Igam. As inscrições podem ser feitas por meio do preenchimento dos formulários online específicos para cada uma das quatro categorias, também disponíveis no site do Igam.

- ÁGUAS GERAIS ÁGUAS GERAIS
- ÁGUAS DA CULTURA ÁGUAS DA CULTURA
- ÁGUAS E SEUS DIVERSOS USOS
- ÁGUAS IMPACTADAS

PRAZOS

• Até 28 de fevereiro - Inscrição online com o envio do Formulário de Inscrição; Fotografia; aceite do Termo de Cessão de Direitos de Uso e Responsabilidades; e Autorização para Publicação (se for o caso);
• 1º a 5 de março - Validação e seleção das fotografias pela Comissão Julgadora;
• 8 a 14 de março - Votação online aberta ao público em geral;
• 15 a 19 de março - Apuração dos votos do público em geral;
• 22 de março - Divulgação do resultado do concurso;

COMISSÃO JULGADORA

A Comissão Julgadora será integrada por nove membros, servidores do Sisema, que serão responsáveis por selecionar até cinco fotografias por categoria para cada Unidade Estratégica de Gestão.

Após a seleção, será aberta votação online para o público em geral para eleger as melhores fotos por categoria para cada UEG. As melhores fotografias serão divulgadas em evento virtual marcado para ocorrer no dia 22 de março.

VOTAÇÃO

A votação será aberta ao público em geral. Os quatro formulários de votação online, um para cada categoria, poderão ser acessados no site do Igam: www.igam.mg.gov.

RECONHECIMENTO

A contrapartida aos autores das 28 melhores fotografias do concurso será:
- Certificado de Participação;
- Publicação das melhores fotografias no E-book do Concurso de Fotografias Águas de Minas 2021, a ser divulgado nos veículos de comunicação e redes sociais do Igam e parceiros, dentre outros, com o devido crédito aos autores.

Ascom/Sisema