Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM

Igam divulga fotografias selecionadas no concurso de Águas de Minas

PDFImprimirE-mail

Foto: Miriam Soares Rezende/ Divulgação

Igam divulga fotografias selecionadas no concurso de Águas de Minas

Foto enviada por Miriam Soares, de um trecho da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, foi uma das selecionadas na categoria Águas Gerais

 

O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) divulga, nesta segunda-feira (29/3), as 32 melhores imagens do concurso de fotografias Águas de Minas. O anúncio do resultado da seleção ocorreu durante a 124ª Reunião Ordinária do Plenário do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH-MG), no Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março.
 
Na ocasião foram apresentadas as 32 imagens – e os respectivos autores – que foram selecionadas pela comissão julgadora e pelo público em geral em um universo de 969 imagens recebidas. O concurso foi dividido em quatro categorias de registros fotográficos, em cada uma das sete Unidades Estratégicas de Gestão (UEG). As categorias foram: Águas Gerais, Águas da Cultura, Águas e seus Diversos Usos e Águas impactadas.

As UGEs são territórios integrados, definidos por critérios técnicos, com características similares ou particulares, nas quais são aplicadas diretrizes comuns de gestão e planejamento de usos de recursos hídricos.

Clique aqui e acesse o álbum com todas as imagens selecionadas em cada categoria do concurso.

A seletiva de fotos teve o objetivo de destacar a beleza, diversidade de usos e as interações humanas com a água e as bacias hidrográficas do Estado. Do total de 969 registros fotográficos submetidos à avaliação, 581 foram na categoria Águas Gerais; 90 na categoria águas da cultura; 163 na categoria Águas e seus Diversos Usos, e 135 fotos na categoria Águas impactadas.
 
Dentre as fotografias enviadas, a comissão julgadora do concurso selecionou 115 imagens, que passaram por votação pública entre os dias 8 e 14 de março. As 32 imagens selecionadas vão compor E-book do Concurso de Fotografias Águas de Minas 2021, que será disponibilizado gratuitamente. Dentre estas, as quatro mais votadas em todas as categorias serão inseridas na capa, contra capa, segunda capa e terceira capa do encarte virtual.

Disputa

Lançado em 8 de fevereiro de 2021, o concurso é uma iniciativa do Igam, em parceria com os demais órgãos que integram o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema): Instituto Estadual de Florestas (IEF), Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

Todas os quatro órgãos tiveram participação na comissão julgadora do concurso, que avaliou as fotos. O comitê foi formado por nove membros, com servidores do Igam, IEF, Feam e Semad, que foram responsáveis por selecionar até cinco fotografias por categoria para cada Unidade Estratégica de Gestão. Após a seleção da comissão houve a votação online para o público em geral eleger as melhores fotos por categoria para cada UEG.

Simon Nascimento
Ascom Sisema

 

IGAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades