Revista Mineira de Recursos Hídricos está com chamada aberta para trabalhos científicos

Foto: Igam/Divulgação

CAPA REVISTA IGAM DENTRO

A Revista Mineira de Recursos Hídricos (RMRH), editada pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), está com chamada aberta para submissão de trabalhos científicos para o segundo volume. O envio é exclusivamente por meio eletrônico, no site do periódico, e são admitidos artigos científicos e notas técnico-científicas.

Criada em 2019 e publicada a partir de 2020, a RMRH é editada em formato eletrônico e tem fluxo contínuo de recebimento e publicação, com volume anual único e fechamento em dezembro de cada ano. “A Revista é um locus de divulgação de conhecimento técnico- científico, criado com o propósito de aprimoramento contínuo da execução da Política Estadual de Recursos Hídricos”, destaca a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais e editora-chefe da RMRH, Marília Melo.

Para a segunda edição, são aceitos trabalhos que abordam temas relativos a recursos hídricos, abrangendo as subáreas de planejamento integrado; instrumentos de gestão; tecnologia e problemas sanitários de irrigação; águas subterrâneas e poços profundos; hidrometeorologia; e análises qualitativas e quantitativas. Também podem ser submetidos artigos relacionados a instrumentos econômicos; sistemas de informação; questões sociais relacionadas; regulação do uso; controle de enchentes e de barragens; sedimentologia; gestão pública; usos e reuso da água; aproveitamento hidrelétrico; bem como sobre direito e normas relativas aos recursos hídricos e temas correlatos.

As condições para submissão estão disponíveis no site da Revista, na aba ‘Submissões’, sendo admitidos trabalhos originais e inéditos, que não estejam sendo avaliados por outra revista e que pelo menos um dos autores possua título de mestre ou doutor. No site também está disponível para download o Template, de uso obrigatório, com instruções detalhadas sobre dados a serem enviados, seu formato, bem como normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que devem ser utilizadas.

Mudanças

Diferentemente do primeiro ano, quando o periódico adotava periodicidade semestral, com o primeiro número finalizado em junho e o segundo, em dezembro de 2020, a edição de 2021 da Revista Mineira de Recursos Hídricos passou por reformulação em sua política editorial, adotando o único volume anual. “O segundo volume da RMRH permanecerá aberto ao longo deste ano e à medida que os artigos forem aceitos e editorados, serão publicados até o final de dezembro”, explica a editora de Normalização e Produção da Revista, Márcia de Azevedo. Ela ressalta que a Revista recebe trabalhos em processo contínuo, mas para este volume o prazo para envio é até 31 de outubro, para garantir a sua publicação até dezembro. “O expediente e o Editorial serão inseridos junto com o último trabalho do volume”, complementa.

Outra mudança a partir deste volume é a exclusão da Resenha crítica de livros publicados dos tipos de trabalhos publicados pela revista, permanecendo artigos científicos e notas técnico-científicas.

As publicações permanecem acessíveis no site da RMRH. Clique aqui para acessar.