Vistoria do Sisema avalia ações de recuperação ambiental na Bacia do Rio Paraopeba

Foto: Feam/Divulgação

vistoria-Brumadinho-dentro

Os fiscais identificaram pontos de melhoria no sistema de dragagem do Rio Paraopeba

O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), por meio da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) e do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), realizou nova vistoria no território afetado pelo rompimento da Barragem B1 da mineradora Vale, ocorrido em janeiro de 2019, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A fiscalização, realizada entre os dias 25 e 27/08, ocorreu em áreas dos municípios de Papagaios, Paraopeba e São José da Varginha e teve como objetivo supervisionar as ações de recuperação ambiental realizadas na região.

Os analistas do Sisema vistoriaram as estruturas das Estações de Tratamento de Água Fluvial (ETAF-1 e ETAF-2), além das intervenções realizadas para cessar o carreamento de rejeitos e sedimentos do Ribeirão Ferro-Carvão para o Rio Paraopeba. Foram também avaliadas as obras de estabilização e reforço da estrutura remanescente da barragem B1, na Mina Córrego do Feijão, e os pontos de monitoramento da qualidade da água, além das atividades de dragagem no Rio Paraopeba.

De acordo com o gerente de Recuperação Ambiental Integrada da Feam, Luis Gabriel Mendoza, as ações de recuperação estão avançando. “Dentre outros pontos, verificamos a necessidade de melhoria no sistema de dragagem que, se corrigidos, podem acelerar a remoção de rejeitos da calha do Paraopeba. No entanto, o escopo da vistoria engloba uma infinidade de aspectos que são analisados de forma criteriosa por nossas equipes”, destacou.

NOVA CAPTAÇÃO

Durante a fiscalização, foi realizada também vistoria nas estruturas de implantação do novo ponto de captação de água para abastecimento público no Rio Paraopeba, localizado a montante da confluência com o Ribeirão Ferro-Carvão. A estrutura irá integrar o Sistema Rio Manso, mantido pela Copasa, contribuindo para o abastecimento da RMBH.

O novo ponto de captação deverá fornecer um volume de 5m³/s para o Sistema Rio Manso. A obra é executada pela mineradora Vale e deverá ter a operação iniciada em fevereiro de 2022, quando será repassada à Copasa, após período de transição.

O Sisema realiza o acompanhamento in loco das obras de recuperação ambiental, periodicamente, com metas bimestrais. Os relatórios técnicos de fiscalização são encaminhados à mineradora Vale com prazo definido para as ações recomendadas ou esclarecimentos requeridos. Além do acompanhamento sistemático dos órgãos que integram o Sisema, o trabalho de recuperação da área afetada também é acompanhado e supervisionado por uma auditoria independente contratada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

Edwaldo Cabidelli