Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM

Audiências públicas discutem futuro da qualidade das águas nos afluentes do Alto São Francisco

PDFImprimirE-mail

 

Fotos: Evandro Rodney

RIO SÃO FRANCISCO - EVANDRO RODNEY 3 interna

Audiências integram a terceira etapa do processo de elaboração da proposta de enquadramento dos corpos de água na Bacia do Rio São Francisco

 

Durante os dias 23 e 24 de fevereiro serão realizadas as audiências públicas sobre propostas de metas para manutenção ou melhoria dos níveis de qualidade das águas nas bacias dos rios Pará, Paraopeba e Entorno de Três Marias. Os eventos são realizados pelos comitês das bacias dos rios Pará, Paraopeba e Entorno de Três Marias, em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e apoio da Agência Peixe Vivo e do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam).

 

No dia 23/02, às 9h, acontece a audiência sobre as alternativas para a Bacia do rio Pará. Já a audiência do dia 24/02, às 9h, discute as propostas para a Bacia do rio Paraopeba. Também no dia 24/02, às 14h, a última audiência aborda as metas para a Bacia do entorno de Três Marias. Os eventos são participativos, on-line e abertos à população mediante inscrição pelo formulário disponível no link.

 

Importância das alternativas de enquadramento para o futuro das bacias

 

As propostas de metas relativas às alternativas de enquadramento são elaboradas com o objetivo de alcançar a racionalização de uso, aumento da quantidade e melhoria da qualidade dos recursos hídricos disponíveis. Para garantir que essas propostas sejam condizentes com as demandas e realidades das comunidades que vivem nos municípios do Alto São Francisco, elas são apresentadas à sociedade por meio das audiências públicas.

 

Enquadramento dos corpos de água no Alto São Francisco

 

As audiências integram a terceira etapa do processo de elaboração da Proposta de enquadramento dos corpos de água no âmbito da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco - Trecho Alto São Francisco. O enquadramento é um instrumento que busca assegurar que a qualidade das águas será compatível com os usos mais exigentes a que forem destinadas.

 

O processo é realizado em quatro etapas: 1) Diagnóstico; 2) Prognóstico; 3) Proposta de Metas; e 4) Programa de Efetivação. Todas as etapas contam com momentos importantes de escuta e participação social para apresentação dos relatórios que consolidam o levantamento e análise de informações e as proposições de metas e programas para as bacias, de acordo com as finalidades de cada etapa.

 

Para assistir às gravações de consultas públicas das etapas 1 e 2 e os relatórios das três primeiras fases, inclusive os que serão apresentados nas próximas audiências, basta acessar o link. Informações sobre todo o processo também são compartilhadas no Instragam e Facebook (links abaixo).

 

Ampliação do acesso às audiências online

 

Ainda como forma de ampliar e garantir o envolvimento dos cidadãos, quem não conta com conexão à internet, computador ou celular, mas deseja participar, poderá acompanhar as audiências online em pontos de acesso disponibilizados nas sedes dos comitês de bacia. Os endereços são:

 

- Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará: Rua Waldemar de Oliveira, 606, bairro Santos Dumont - Pará de Minas | MG

- Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba: Rua Pará de Minas, 640, bairro Brasileia - Betim | MG

- Comitê da Bacia do Hidrográfica do Entorno da Represa de Três Marias: Rua Benjamin Constant, 101, bairro JK - Três Marias | MG

 

SERVIÇO:

Audiência Pública - Bacia do rio Pará

Data: 23 de fevereiro | Horário: 9h

Evento on-line, gratuito, participação mediante inscrição

Inscrições: http://bit.ly/participe3saofrancisco

 

Audiência Pública - Bacia do rio Paraopeba

Data: 24 de fevereiro | Horário: 9h

Evento on-line, gratuito, participação mediante inscrição

Inscrições: http://bit.ly/participe3saofrancisco


Audiência Pública - Bacia do entorno da barragem de Três Marias

Data: 24 de fevereiro | Horário: 14h

Evento on-line, gratuito, participação mediante inscrição

Inscrições: http://bit.ly/participe3saofrancisco

 

Acompanhe o processo nos canais:

Instagram: @enquadramento_saofrancisco

Facebook: facebook.com/enquadramentoaltosaofrancisco

E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Página: linktr.ee/enquadramento_saofrancisco 

IGAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades