IDE-Sisema completa 4 anos com 1,2 milhão de acessos em 81 países

A Infraestrutura de Dados Espaciais do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IDE-Sisema) completa neste sábado (26/2) quatro anos desde o seu lançamento contabilizando avanços importantes para a gestão do território de Minas Gerais. A ferramenta de planejamento territorial, lançada oficialmente em fevereiro de 2018, já acumula mais de 1,2 milhãode acessose aproximadamente 200 mil usuários. A IDE já registrou acessos em 81 países, totalizandomais de 1.400 cidades.

faixa branca ide-sisema-4-anos

Foto: Reprodução IDE-Sisema

ide-sisema-4-anos

A IDE já registrou acessos em 81 países, totalizando mais de 1.400 cidades

A Infraestrutura de Dados Espaciais do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IDE-Sisema) completa neste sábado (26/2) quatro anos desde o seu lançamento contabilizando avanços importantes para a gestão do território de Minas Gerais. A ferramenta de planejamento territorial, lançada oficialmente em fevereiro de 2018, já acumula mais de 1,2 milhão de acessos e aproximadamente 200 mil usuários. A IDE já registrou acessos em 81 países, totalizando mais de 1.400 cidades.

O Brasil domina os acessos, totalizando em média 98,89% dos usuários. Em sequência, destaca-se os Estados Unidos e, em menor proporção, Argentina, Portugal, Reino Unido, Alemanha, Canadá, Espanha, Holanda e Chile.

Atualmente, já são mais de 550 camadas com informações geoespaciais dos mais diversos segmentos socioambientais, como hidrografia, cobertura vegetal, unidades de conservação, geologia, relevo, solo, clima, saneamento básico, fauna doméstica, educação ambiental, regularização e fiscalização ambiental.

Criada para permitir a visualização das principais características ambientais existentes no território mineiro, a IDE tem entre seus objetivos disponibilizar ao público externo e aos analistas ambientais do Sisema informações decisivas para a regularização de empreendimentos, como os componentes ambientais mais relevantes e mais sensíveis para a instalação de um empreendimento,ações de fiscalização e de gestão ambiental, bem como outros serviços ambientais em Minas.

Além disso, ao agregar em uma única plataforma uma grande quantidade de dados geoespaciais ambientais, a plataforma fornece informações que embasamdiversos tipos de análises territoriais, comoa definição de condicionantes para implantação de empreendimentos, avaliação dealternativas locacionais, planejamento territorial, bem como o embasamento deavaliações ambientais integradas enovosestudos na área.

De acordo com a secretária Marília Melo, a plataforma é um importante instrumento de gestão do território mineiro, desenvolvido 100% dentro do Sisema. “Essa ferramenta promove o fortalecimento da tomada de decisão baseada em parâmetros técnicos, que auxilia tanto os analistas do Sisema quanto a sociedade civil, não só de Minas Gerais, mas de todos os outros países do mundo que vem utilizando a plataforma”, enfatizou.

O subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Rodrigo Franco, acrescenta que o balanço de funcionamento da plataforma é excelente. Ele lembra que a ferramenta foi criada como uma solução de gestão ambiental para apoiar na modernização do licenciamento e de fato vem cumprindo esse objetivo.

“Com a IDE nós conseguimos avanços significativos dos dois lados. Do ponto de vista dos analistas ambientais do Sisema, as informações concentradas na plataforma permitem uma análise muito mais qualificada do território, com mais possibilidades para entender as peculiaridades e tomar as melhores decisões, visando o desenvolvimento sustentável. Já pelo lado dos empreendedores é uma opção que reúne, em um mesmo dispositivo, uma série de informações para facilitar o planejamento”, afirma o subsecretário.

Para a diretora de Gestão Territorial Ambiental da Semad, Cecília Siman Gomes, a IDE-Sisema vem se consolidando cada vez mais como uma ferramenta essencial de consulta técnica para auxiliar nas tomadas de decisão no âmbito dos processos de gestão e planejamento territorial.

“O avanço da gestão descentralizada da IDE-Sisema vem permitindo uma maior agilidade na inclusão de dados e integração entre as diferentes casas do Sisema, fornecendo mais subsídios para o desenvolvimento de análises integradas do território”, avalia.

SOLUÇÃO SUSTENTÁVEL

A IDE-Sisema foi desenvolvida inteiramente dentro do Sisema e com 100% de aplicação de tecnologias abertas e gratuitas. Em 2021, a IDE-Sisema inaugurou sua versão 2.0, o que permitiu, principalmente, a melhoria da infraestrutura tecnológica da plataforma. Além disso, houve um acréscimo de diversas camadas ambientais, com destaque para camadas relacionadas à fauna doméstica e licenças ambientais emitidas.

Neste ano de 2022, entre os principais objetivos do comitê gestor da IDE-Sisema estáa disponibilização de metadados na plataforma, o que permitirá um maior potencial de compreensão e interação dos usuários com os dados publicados. Além disso, a documentação da IDE-Sisema também passará por processos de modernização, como normas, manuais, fluxo interno e externo de dados, dentre outros. Por fim, novas camadas ambientais serãodisponibilizadas ao longo do ano.

Clique aqui para acessar a IDE-Sisema

Edwaldo Cabidelli e Matheu Adler
Ascom/Sisema