Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM

Semana do Meio Ambiente 2022 tem programação com repasses de recursos, atividades culturais, painéis técnicos e audiência pública

PDFImprimirE-mail


SEMANA DO MEIO AMBIENTE DENTRO

 

Da fauna à destinação adequada de resíduos sólidos, passando pela regularizaçãoambiental e pela conscientizaçãosobre a emergênciaclimática, a “Semana do Meio Ambiente de 2022 - A corrida já começou: rumo a zero emissões!"terá sete dias de atividades gratuitas, de 4 a 10 de junho. Na solenidade oficial de abertura (6/6), no Palácio Tiradentes, haverá a entrega de R$ 3,2 milhões aos consórcios intermunicipais para gestão de resíduos sólidos de 39 cidades mineiras, às 11h, com a presença do governador Romeu Zema; a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Marília Melo; o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite; o cônsul do Reino Unido em Minas Gerais, Lucas Brown; entre outras autoridades.

 

Consolidado na agenda ambiental como o evento mais importante para Minas Gerais na área, a Semana do Meio Ambiente é organizada pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), em conjunto com os demais órgãos do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), e reforça o compromisso do Governo de Minas com a conscientização e preservação ambiental. O tema de 2022 é uma referência à campanha global RaceTo Zero, à qual o Estado aderiu em 2021, com o objetivo de alcançar a neutralidade de emissões líquidas de gases de efeito estuda até 2050.

 

As atividades comemorativas começam às 9h do sábado (4/6) com a reinauguração do Centro Mineiro de Referência em Resíduos Augusto Henrique Lio Horta (CMRR), no Bairro Pompeia, onde haverá ainda o lançamento da Campanha Descarte Consciente e o 1º Mutirão de Castração Animal do CMRR, com previsão de atender 500 cães e gatos até a quarta-feira (8/6).

 

Também no CMRR, acontece uma exposição de desenhos de alunos do Programa de Educação Ambiental da Semad Jovens Mineiros Sustentáveis e o Circuito Tecnológico de Eficiência Energética – projeto que integra o Programa de Eficiência Energética da Cemig. Trata-se de um percurso educacional interativo para disseminar ações e orientar o público sobre hábitos que reduzam o desperdício de energia elétrica.

 

No domingo (5/6), quando se comemora oficialmente o Dia Mundial do Meio Ambiente,haverá visitas guiadas nos Jardins do Palácio da Liberdade, onde também será apresentado, em parceria entre Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) e a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), o espetáculo teatral O Monstro do Lixo, da Cia Candongas, sobre o manejo sustentável do lixo, consumo consciente e a importância da água.

 

AUDIÊNCIA PÚBLICA

 

Durante toda a semana, haverá programação on-line e presencial, com eventos técnicos de diversos setores, sobre temas específicos da agenda ambiental no estado. Além disso, haverá, na quinta-feira (9/6) ações voltadas para os servidores da Cidade Administrativa, como plantio de mudas e atrações culturais.

 

Na quarta-feira (8/6), às 9h, acontece a audiência pública referente ao papel da sociedade civil na construção de políticas públicas de enfrentamento à crise climática. Mediado pelo deputado Noraldino Júnior, o evento ocorre na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), com transmissão ao vivo pelo Youtubeda ALMG. Estarão presentes, como convidados, a secretária Marília Melo, o professor Raoni Rajão da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e o secretário executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Pérpetuo.

 

Na sexta-feira (10/06), no auditório do Parque Estadual do Rola-Moça, haverá palestras sobre o Programa de Regularização Ambiental (PRA), encerrando a Semana do Meio Ambiente.


SERVIÇO

 

“Semana do Meio Ambiente 2022 - A corrida já começou: rumo a zero emissões!"
De 4 a 10 de junho
Clique aqui para acessar a programação completa!

 

Ascom/Sisema

IGAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades