Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM

Doação de mudas e caminhada na Cidade Administrativa marcam encerramento da Semana da Água 2023

PDFImprimirE-mail

Foto: Ingrid Bao
muda-sda-dentro
A Semana da Água é realizada pelo Igam em comemoração ao DIa Mundial da Água

A Semana da Água 2023 chega ao fim, nesta sexta-feira (24), com duas ações na Cidade Administrativa de Minas Gerais (CAMG). Entre 17 e 24/3, foram promovidos cursos e capacitações gratuitas, webinars, mesas de debate e entregas institucionais; além de diversas ações ambientais no interior do estado. A Semana da Água é realizada anualmente pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março.

DOAÇÃO DE MUDAS

Na manhã desta sexta-feira (24), foram distribuídas cerca de 300 mudas doadas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) aos servidores da CAMG. Foram oferecidas mudas de Ameixa, Araucária, Aroeira Sertão, Aroeira Vermelha e Pitanga. A atividade aconteceu no Centro de Convivência, localizado entre os prédios Minas e Gerais.

A ação contou com a presença de alunos do ensino médio da Escola Estadual Getúlio Vargas, localizada no bairro Serra Verde, próximo à Cidade Administrativa. As mudas serão plantadas pelos estudantes nas áreas verdes do entorno da instituição de ensino.

“Estamos com o projeto de desenvolver uma horta e estufa coletiva em nossa escola e temos o apoio da Cidade Administrativa. Temos uma área verde bem grande em nossa escola e as mudas serão também plantadas por lá”, contou a estudantes Giovana Kely da Silva.

Marcílio Lemos, arquivista da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), foi um dos servidores que levou algumas das mudas oferecidas pelo IEF durante a ação. “Sempre participo desses eventos de distribuição de mudas que acontecem aqui na CA, já plantei algumas mudas no meu sítio e hoje levei uma muda de Pitanga e outra de Ameixa”, disse o servidor.

CORRIDA E CAMINHADA

Foto: Ingrid Bao
corrida-sda-dentro
A corrida percorreu o 2.600m do entorno da CAMG


Durante a tarde, servidores e público externo participaram da “Corrida e Caminhada: seja a mudança que você quer ver no mundo”, que percorreu os 2.600m do entorno da CAMG. O evento teve como objetivo proporcionar aos participantes inscritos momentos de integração e descontração, por meio da prática esportiva.

Para o diretor-geral do Igam, Marcelo Fonseca, que esteve presente no encerramento da Semana da Água 2023, as ações promovidas ao longo dos últimos sete dias demonstram o interesse, cada vez maior, da população nas questões que envolver a manutenção e preservação dos recursos hídricos no estado.

“Ao longo dessa semana, foram vários cursos e capacitações destinadas tanto aos servidores quanto ao público externo interessado nos temas abordados. No Dia Mundial da Água, durante a reunião de plenário do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, demos um importante avanço, consolidando a cobrança pelo uso de recursos hídricos em todas as bacias de Minas Gerais. Acredito que o saldo final é extremamente positivo para a gestão hídrica do Estado”, avalia o diretor-geral do Igam.

SEMANA DA ÁGUA

Em 2023, a programação da Semana da Água contou com cursos e capacitações gratuitas, mesas de debate, entregas institucionais, além de uma edição especial do Sisema ComCiência, abordando o uso de tecnologias na construção de soluções que auxiliem o gestor na tomada de decisão e na gestão de riscos. Os eventos da Semana da Água 2023 tiveram como objetivo o compartilhamento de experiências e conhecimentos, ampliando o diálogo entre poder público, especialistas e sociedade.

Edwaldo Cabidelli
Ascom/Sisema

IGAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades