Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM

Sisema ComCiência aborda avanços da bioimpressão, que permite a redução do uso de animais em pesquisas científicas

PDFImprimirE-mail

Foto: Reprodução YouTube

CIENTISTA dentro

Professor Dawidson Assis Gomes, do Departamento de Bioquímica e Imunologia da UFMG, explica que material bioimpresso pode ser usado em substituição de animais, como o rato, nas pesquisas contra o câncer

 

 

A 22ª edição do Sisema ComCiência recebeu, nesta quinta-feira (18/5), o professor Dawidson Assis Gomes, do Departamento de Bioquímica e Imunologia da UFMG, para abordar os avanços dos estudos utilizando a bioimpressão em Minas e no Brasil. O professor ressaltou que essa tecnologia contribui para racionalizar o uso de animais nas pesquisas.

 

O método consiste em um tipo de impressão 3D muito parecida com o que se usa em casa ou na indústria. A diferença é que são utilizadas células e outros materiais biológicos, que darão suporte para crescimento e manutenção das células em um meio artificial, chamados de hidrogel ou biotinta.

 

O material pode ser usado, por exemplo, em pesquisas contra o câncer. Em vez de injetar o tumor em um rato, os pesquisadores podem injetar no material bio-impresso. Neste ano, o Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea) proibiu o uso de animais vertebrados - como ratos, coelhos e cachorros - em pesquisas científicas no Brasil. "A gente pode mimetizar o crescimento desses tumores completamente in vitro, gerando modelos tridimensionais", explica o pesquisador.

 

Como é feito

 

Segundo o pesquisador, células são misturadas com materiais para fabricar estruturas biológicas. Podem ser usados como biotintas materiais naturais, como o colágeno, ou sintéticos, como o Ácido Plurônico.

 

Segundo ele, a bioimpressão acontece em três etapas. Primeiro, é preciso gerar uma imagem tridimensional para que os pesquisadores trabalhem posteriormente para tentar reproduzi-la. A segunda etapa, é usar a impressora. A mais utilizada funciona por extrusão, imprimindo camada por camada do material em questão. A última etapa pode durar até 14 dias para saber se aquele tecido se diferenciou e adquiriu a estrutura necessária.

 

Projeções para transplantes em humanos

 

O professor explica que ainda não são feitos transplantes desses materiais de bioimpressão em humanos, mas já há capacidade de produzir tecido ósseo, cartilaginoso e até rins capazes de filtrar o sangue e produzir urina. "Para chegar realmente em uma pessoa, há um caminho muito árduo de fases clínicas, de alto custo e que demoram. Ninguém, infelizmente, chegou ainda às últimas etapas", explica.

 

A projeção do professor é de que em cerca de 15 anos isso possa se tornar uma realidade.

 

Confira o bate-papo completo neste link (https://www.youtube.com/watch?v=KuQtdhDleAY)

 

Sisema ComCiência

 

O Sisema ComCiência é um projeto do Sisema, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), e teve início em novembro de 2020. A iniciativa, realizada mensalmente, visa a divulgação de trabalhos científicos de relevância para o meio ambiente com convidados escolhidos para apresentar resultados de pesquisas científicas e acadêmicas importantes para a área ambiental de Minas. Em todos os debates há um momento para que, quem está assistindo às palestras, possa esclarecer dúvidas.

 

O programa é apresentado e mediado por Alexandre Magrineli dos Reis, analista ambiental da Assessoria de Programas, Projetos e Pesquisa em Recursos Hídricos do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam).

 

Luiz Fernando Motta

Ascom/Sisema

IGAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades