Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM

Webinar faz preparação para 2ª Oficina do Plano Mineiro de Segurança Hídrica

PDFImprimirE-mail

 

 

Oficina PMSH interna

 

O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) realizou, nesta quarta-feira (07), webinar preparatório para a 2ª Oficina de discussão dos critérios a serem utilizados na proposta de hierarquização de áreas prioritárias do Plano Mineiro de Segurança Hídrica (PMSH). A próxima oficina acontece no dia 13 de junho, de forma virtual. A primeira, realizada em maio, reuniu cerca de 500 pessoas. No total, serão realizadas nove oficinas.

O objetivo do webinar, além de apresentar uma visão geral do processo de elaboração do PMSH, foi destacar os tópicos que serão abordados na segunda rodada de discussão, apresentando as propostas dentro dos temas: Preservação de ecossistemas e da água em benefício da natureza e das pessoas; Garantia do suprimento de água para as necessidades básicas da população e para desenvolvimento de atividades produtivas e Resiliência a eventos extremos de cheias ou estiagens e segurança de barragens.

Representantes do Sisema, com a condução técnica do Igam e em parceria com o Consórcio Profill-Engecorps, estão desenvolvendo uma série de estudos, levantamentos e diagnósticos, visando mapear as áreas prioritárias para segurança hídrica no Estado. As informações irão subsidiar também um banco de projetos com ações executivas e especificações técnicas objetivas a serem implementadas em cada área prioritária definida.

A dinâmica do webinar incluiu a contextualização e a apresentação dos subsídios técnicos para discussão. Também foram abordados os aspectos relacionados à seleção de áreas prioritárias. As considerações relatadas durante o evento serão utilizadas como base para a formulação dos critérios a serem estabelecidos na Oficina 2. A participação de representantes de todos os setores nas próximas oficinas é fundamental para garantir a continuidade e a representatividade das discussões.

Na abertura das discussões, o diretor-geral do Igam, Marcelo da Fonseca, destacou que a etapa de elaboração do PMSH é uma das mais importantes. “É o momento de ouvir a sociedade mineira”, afirmou. Ele lembra que uma parte importante do PMSH contém os estudos e levantamentos que permitirão compreender a atual situação do estado de Minas Gerais em relação à segurança hídrica e subsidiar a construção do Banco de Projetos.

“Espera-se, como resultado do PMSH, uma ferramenta de planejamento capaz de permitir à administração pública a integração de ações setoriais que promovam a segurança hídrica do Estado”, explica a coordenadora do PMSH pelo Igam, Lívia Costa.

Projeto Estratégico

O Plano Mineiro de Segurança Hídrica consiste na fase de planejamento do Programa Estratégico de Segurança Hídrica e Revitalização de Bacias Hidrográficas de Minas Gerais - Somos Todos Água, um dos projetos prioritários do Governo de Minas no período 2020-2023.

O Somos Todos Água tem como premissa a integração de projetos, planos e ações de diferentes instituições, criando um modelo de gestão transversal, intersetorial e sistêmica. Essa estratégia visa à convergência de ações dos órgãos de Estado, otimização dos investimentos financeiros, promovendo maior assertividade na tomada de decisões e a boa gestão, conservação e recuperação dos recursos naturais.

O PMSH irá abranger todas as regiões de Minas Gerais, sendo subdividido em sete unidades estratégicas e suas circunscrições hidrográficas: afluentes do Alto Rio São Francisco; do Baixo Rio São Francisco; do Rio Grande; do Rio Doce; dos Rios Mucuri, São Mateus, Jequitinhonha e Pardo; do Rio Paranaíba, e do Rio Paraíba do Sul.

Clique aqui para saber mais sobre o Plano Mineiro de Segurança Hídrica

O evento foi transmitido no canal do Sisema no YouTube e está disponível em  www.youtube.com/meioambienteminasgerais

 

Garanta sua vaga na Oficina 2 do PMSH. Inscreva-se pelo link: https://bit.ly/pmshoficina2

 

 

Emerson Gomes/

Ascom Sisema

 

IGAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades