Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM

Bacia hidrográfica do Rio São Francisco

PDFImprimirE-mail

Bacia Hidrográfica do Alto São Francisco (SF1)

A Bacia Hidrográfica do Alto São Francisco localiza-se na mesorregião Central e em parte da região Oeste de Minas, onde estão municípios como Bom Despacho e Piuí. A bacia compreende 20 sedes municipais, somando uma população total estimada de 210.369 habitantes, numa área de drenagem de 14.203 km². O clima na bacia é considerado semi-úmido, apresentando de quatro a cinco meses secos por ano, situando-se a disponibilidade hídrica entre 10 e 20 litros por segundo por quilômetro quadrado. O Índice de Qualidade das Águas na bacia no ano de 2005 apresentou-se predominantemente no nível Médio, acompanhando tendência verificada ao longo dos anos de monitoramento. A exceção é o rio Santana, que em novembro de 2005 apresentou IQA Ruim. O Comitê de Bacia Hidrográfica do Alto São Francisco encontra-se em funcionamento.


Bacia Hidrográfica do Rio Pará (SF2)

O rio Pará nasce no município de Resende Costa e compreende uma área de drenagem de 12.262 km², atingindo uma extensão de 310,6 km. A bacia abrange um total de 38 municípios, atendendo a uma população estimada de 650 mil habitantes.

A atividade minerária é desenvolvida em toda a bacia, com predomínio da extração de minerais não-metálicos. No alto e médio curso do rio Pará destaca-se a extração de areia e granito, enquanto que na sub-bacia do rio do Peixe, baixo curso, verifica-se a explotação de ardósia. O parque industrial é diversificado, abrangendo os ramos metalúrgico, têxtil e alimentício, além da produção de calçados, de fogos de artifício e dos curtumes.

O Índice de Qualidade das Águas na bacia do rio Pará apresentou-se predominantemente no nível Médio em 2005. Entretanto, é necessário destacar o IQA Ruim verificado no Ribeirão Paciência e no Ribeirão Diamante e o IQA Muito Ruim apresentado pelo Ribeirão da Fartura ou Gama. O Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Pará encontra-se em funcionamento.


Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba (SF3)

A Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba está inserida na mesorregião metropolitana, onde estão municípios como Conselheiro Lafaiete, Pará de Minas e Sete Lagoas. A bacia abrange 35 sedes municipais, somando uma população estimada de 930.560 habitantes, numa área de drenagem de 12.091 km². O clima na bacia é considerado semi-úmido, com período seco que dura entre quatro e cinco meses por ano, situando-se a disponibilidade hídrica entre 10 e 20 litros por segundo por quilômetro quadrado. O Índice de Qualidade das Águas na bacia no ano de 2005 apresentou-se predominantemente no nível Médio. Entretanto, é considerável o número de cursos de água onde o IQA apresentou-se Bom, entre os quais estão o Ribeirão Casa Branca, o Ribeirão Catarina e o Rio Betim, no trecho monitorado a jusante do reservatório de Vargem das Flores. O Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Pará encontra-se em funcionamento.


Bacia Hidrográfica do Entorno da Represa de Três Marias (SF4)

A Bacia Hidrográfica do Entorno da Represa de Três Marias está inserida nas mesorregiões Central Mineira, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas, onde estão municípios como Três Marias, Patos de Minas e Paracatu. Abrangendo 15 sedes municipais, numa área de drenagem de 18.714 km², a bacia possui uma população estimada de 156.443 habitantes. O clima na bacia é considerado semi-úmido, com período seco durando entre quatro e cinco meses por ano, situando-se a disponibilidade hídrica entre 10 e 20 litros por segundo por quilômetro quadrado. O Índice de Qualidade das Águas na bacia em 2005 apresentou-se predominantemente no nível Médio. Destacam-se positivamente o rio Abaeté e o ribeirão Marmelada, que apresentaram em 2005, respectivamente, IQA Bom e Médio, sendo que em 2004 os resultados tinham sido Médio e Ruim. Negativamente, destaca-se o rio Borrachudo, cujo IQA era Bom em 2004 e foi para Médio em 2005. O Comitê de Bacia Hidrográfica do Entorno da Represa de Três Marias encontra-se em funcionamento.


Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (SF5)

A Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas está inserida na mesorregião metropolitana, onde estão municípios como Belo Horizonte, Ouro Preto e Sete Lagoas. Abrangendo um total de 44 sedes municipais, a bacia possui uma população estimada de 4.155.372 habitantes, numa área de drenagem de 28.091 km². O clima na bacia é considerado semi-úmido, com período seco durando entre quatro e cinco meses por ano, situando-se a disponibilidade hídrica entre 2 e 10 litros por segundo por quilômetro quadrado, com exceção das nascentes e da bacia do rio Paraúna, onde a disponibilidade hídrica situa-se entre 10 e 20 litros  por segundo por quilômetro quadrado.

Em 2005, o IQA da maioria das 16 estações de monitoramento distribuídas ao longo do rio das Velhas foi Médio, ou satisfatório do ponto de vista sanitário. A melhor condição de qualidade de água no rio das Velhas foi observada na sua cabeceira, na estação localizada a montante da sua foz no rio Itabirito, onde a maioria dos parâmetros analisados permaneceu em conformidade com os limites ambientais estabelecidos para a Classe de Água 2. A pior condição foi observada no trecho que vai do rio das Velhas a jusante do ribeirão Arrudas até a ponte Raul Soares, em Lagoa Santa, onde as estações monitoradas permaneceram na maior parte do tempo na condição de IQA Ruim. Esses trechos destacaram-se pelas piores condições de qualidade, pois recebem os despejos dos efluentes domésticos e industriais de toda a região metropolitana de Belo Horizonte. O Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas encontra-se em funcionamento.


Bacia Hidrográfica dos rios Jequitaí e Pacuí (SF6)

A Bacia Hidrográfica dos rios Jequitaí e Pacuí está inserida nas mesorregiões Central Mineira e Norte de Minas, onde estão municípios como Bocaiúva e Pirapora. Abrangendo 19 sedes municipais e apresentando uma área de drenagem de 25.129 km², a bacia possui uma população estimada de 260.597 habitantes. O clima na bacia é considerado semi-úmido, com período seco durando entre quatro e cinco meses por ano, situando-se sua disponibilidade hídrica ente 10 e 20 litros por segundo por quilômetro quadrado, com exceção do baixo rio das Velhas e do eixo do São Francisco, onde a disponibilidade hídrica situa-se entre 2 e 10 litros por segundo por quilômetro quadrado. O Índice de Qualidade das Águas do rio Pacuí monitorado a montante da sua confluência com o rio São Francisco apresentou-se em 2005 predominantemente no nível Médio. O rio Jequitaí monitorado próximo a sua foz no rio São Francisco permaneceu em 2005 com média anual de IQA Bom, como já vem sendo observado desde o ano de 1999. O Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Jequitaí e Pacuí encontra-se em funcionamento.


Bacia Hidrográfica do Rio Paracatu (SF7)

A Bacia Hidrográfica do Rio Paracatu está inserida na mesorregião Noroeste de Minas, onde estão municípios como Paracatu e Unaí. Abrangendo 13 sedes municipais e apresentando uma área de drenagem de 41.512 km², a bacia possui uma população estimada de 259.717 habitantes. O clima na bacia é considerado semi-úmido, com período seco durando entre quatro e cinco meses por ano, situando-se a disponibilidade hídrica entre 2 e 10 litros por segundo por quilômetro quadrado, com exceção das nascentes dos rios Preto, Prata e Sono, onde a disponibilidade hídrica situa-se entre 10 e 20 litros por segundo por quilômetro quadrado. A média anual do Índice de Qualidade das Águas (IQA) no rio Paracatu, em 2005, apresentou uma piora em 2005 nas estações de monitoramento localizadas a montante da foz do rio da Prata e a jusante da cidade de Brasilândia de Minas. Em ambos os pontos, o IQA foi Médio. Na estação próxima de sua foz no rio São Francisco houve uma melhora do IQA, que foi considerado Bom. Vale destacar também a melhora no IQA do rio do Sono, que em 2005 apresentou-se Bom. O Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Paracatu encontra-se em funcionamento.


Bacia Hidrográfica do rio Urucuia (SF8)

A Bacia Hidrográfica do Rio Urucuia está inserida na mesorregião Noroeste de Minas, onde estão municípios como Unaí e Januária. Abrangendo um total de 7 sedes municipais e apresentando uma área de drenagem de 25.135 km², a bacia possui uma população total estimada de 76.441 habitantes. O clima na bacia é considerado semi-úmido, com período seco durando entre quatro e cinco meses por ano, situando-se a disponibilidade hídrica entre 2 e 10 litros por segundo por quilômetro quadrado, com exceção do alto rio Urucuia, onde se situa entre 10 e 20 litros por segundo por quilômetro quadrado. O Índice de Qualidade das Águas na bacia apresentou-se predominantemente no nível Médio, mas é importante destacar a melhora no IQA do ribeirão das Almas, que em 2005 atingiu o nível Médio. O Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Urucuia encontra-se em funcionamento.


Bacia Hidrográfica dos Rios Pandeiros e Calindó (SF9)

A Bacia Hidrográfica dos Rios Pandeiros e Calindó está inserida na mesorregião Norte de Minas, onde estão municípios como o de Januária. Abrangendo um total de 17 sedes municipais e apresentando uma área de drenagem de 31.258 km², a bacia possui uma população estimada de 260.437 habitantes. O clima na bacia é considerado semi-árido, havendo um período seco anual superior a seis meses. A disponibilidade hídrica na bacia situa-se entre 2 e 10 litros por segundo por quilômetro quadrado, com exceção das nascentes, onde se situa entre 10 e 20 litros por segundo por quilômetro quadrado. O Índice de Qualidade das Águas na bacia apresentou-se predominantemente no nível Médio em 2005, com exceção do rio Pardo monitorado a montante da sua confluência com o rio São Francisco, que apresentou IQA Ruim. O Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Pandeiros e Calindó encontra-se em processo de formação.


Bacia Hidrográfica do Rio Verde Grande (SF10)

A Bacia Hidrográfica do Rio Verde Grande está inserida na mesorregião Norte de Minas, onde estão municípios como Janaúba e Montes Claros. Abrangendo um total de 24 sedes municipais e com uma área de drenagem de 27.043 km², a bacia possui uma população estimada de 663.029 habitantes. O clima na bacia é considerado semi-árido, havendo um período seco anual superior a seis meses. Com isso, a disponibilidade hídrica na bacia é inferior a 2 litros por segundo por quilômetro quadrado. O Índice de Qualidade das Águas na bacia apresentou-se predominantemente no nível Médio, mas houve piora em alguns pontos de amostragem, como no trecho do rio Verde Grande monitorado a jusante da cidade de Glaucilândia e no trecho do rio Gorutuba monitorado a montante da confluência com o rio Pacuí. Nos dois casos, o IQA, em 2005, apresentou-se no nível Ruim. O Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Verde Grande encontra-se em processo de formação.

IGAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades