Monitoramento da Qualidade das Águas Superficiais do Rio Doce no Estado de Minas Gerais

O Instituto Mineiro de Gestão das Águas, por meio do Programa Águas de Minas realiza o monitoramento da qualidade das águas na bacia hidrográfica do Rio Doce desde 1997. No ano de 2015, em decorrência do rompimento da barragem de Fundão, de propriedade da Samarco Mineração S.A., no distrito de Bento Rodrigues – Mariana, foi dado início ao monitoramento especial da qualidade das águas e dos sedimentos nos principais corpos de água afetados pelo desastre com a seleção de pontos, parâmetros e intensificação da frequência de coleta das amostras.

As amostragens são realizadas nos rios Gualaxo do Norte, Carmo e Doce e tem como objetivo avaliar o grau de interferência nos recursos hídricos afetados, permitindo, ainda, a avaliação dos níveis de poluição e degradação ambiental.

Para baixar os resultados e relatórios sobre a qualidade das águas na região afetada da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, acesse: http://repositorioigam.meioambiente.mg.gov.br/handle/123456789/4379