Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM

Bacia hidrográfica do Rio Doce

PDFImprimirE-mail

Bacia Hidrográfica do Rio Piranga (DO1)

O rio Piranga nasce no município de Ressaquinha e, quando se encontra com o Ribeirão do Carmo, forma o rio Doce. A Bacia Hidrográfica do Rio Piranga possui uma população estimada de 686.263 habitantes, distribuídos em 69 municípios, com predominância da população urbana sobre a rural, caracterizando um forte processo de êxodo rural.

A densidade demográfica da região está em torno de 10 hab/km² e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios da bacia hidrográfica do rio Piranga situa-se em torno de 0,5, com destaque para Viçosa e Ponte Nova, cujo IDH situa-se na faixa de 0,70.

Os principais problemas da bacia do rio Piranga são a poluição, a redução da recarga do lençol freático, os problemas de drenagem das estradas rurais, o extrativismo ambiental feito através do desmatamento, da produção de carvão, da extração de pedra e areia, o uso inadequado dos recursos naturais, a fiscalização ineficiente, a falta de mobilização da população e o desestímulo dos produtores rurais em relação ao cuidado com o meio ambiente. O Índice de Qualidade das Águas na bacia do rio Piranga em 2005 apresentou o mesmo resultado do ano de 2004, ou seja, IQA Médio em todos os pontos de amostragem. O Comitê de Bacia hidrográfica do Rio Piranga encontra-se em funcionamento.


 

Bacia Hidrográfica do rio Piracicaba (DO2)


A bacia hidrográfica do rio Piracicaba possui uma população estimada de 687.851 habitantes e uma área de drenagem de 5.706 km², abrangendo 20 municípios mineiros. Localizada na Bacia do Médio Rio Doce, a Bacia do Rio Piracicaba encontra-se na área de influência do Parque Estadual do Rio Doce e possui um conjunto expressivo de atividades econômicas (siderurgia, celulose e mineração de ferro) com alto grau de impacto ambiental, além de expressiva concentração urbana e massivos reflorestamentos por monocultura de eucaliptos para produção de carvão vegetal e celulose. O Índice de Qualidade das Águas, considerando a sua média anual de 2005, foi classificado como Médio em 100% das estações de amostragem do rio Piracicaba. Nos afluentes, predominou igualmente a tendência de IQA Médio. O Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba encontra-se em funcionamento.


 

Bacia Hidrográfica do Rio Santo Antônio (DO3)

 

O rio Santo Antônio é um dos principais afluentes do rio Doce, desaguando nele na altura do município de Naque. Possui uma área de drenagem de 10.798 km² e em torno de 187.976 habitantes, distribuídos em 29 municípios, dos quais 20 têm a população rural maior que a urbana.

 

Os principais cursos d’água que compõem essa bacia hidrográfica são o rio Santo Antônio, o rio do Tanque, o rio Preto, o rio do Peixe e o rio Guanhães. A Bacia do rio Santo Antônio se destaca pela riqueza de seus recursos naturais representados pela grande diversidade de sua fauna e flora, pelos seus recursos hídricos e também por seu grande potencial de geração de energia elétrica. A monocultura do eucalipto ocupa área significativa, principalmente na região do baixo Santo Antônio. A formação vegetal natural da bacia é praticamente toda classificada como floresta estacional semidecidual.

 

A região noroeste da bacia caracteriza-se por apresentar fortes características de cerrado, podendo ser considerada como área de transição entre Mata Atlântica e cerrado. Ocorrem também campos rupestres e alguns tipos de campos limpos. O rio Santo Antônio, a montante da confluência com o rio Doce, apresentou, em 2005, Índice de Qualidade das Águas no nível Médio. Essa condição vem sendo observada nos três últimos anos de monitoramento. Os parâmetros que mais contribuíram para essa condição, em 2005, foram os coliformes termotolerantes, a turbidez e o pH. O Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Santo Antônio encontra-se em funcionamento.


 

Bacia Hidrográfica do rio Suaçuí Grande(DO4)

 

A bacia hidrográfica do rio Suaçuí Grande é composta por 48 municípios, com uma população total estimada de 555.177 habitantes e uma extensão territorial de 21.600 km2. O rio Suaçuí nasce no município de Serra Azul de Minas, no Parque Estadual do Pico do Itambé, no maciço rochoso da Serra do Espinhaço, com o nome de rio Vermelho. Encontrando-se com os rios Turvo Grande e Cocais, no município de Paulistas, recebe o nome de rio Suaçuí Grande, desaguando no município de Governador Valadares. Apresentando 372 km de extensão, o rio Suaçuí Grande é um dos principais afluentes do rio Doce, na sua margem esquerda. Das bacias mineiras integrantes da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, a Bacia Hidrográfica do Rio Suaçui é a maior, sendo atendida pelas rodovias BR 116 - RJ / BA, BR 259 - MG / ES, BR 381 - BH / GV e MG 120. O Índice de Qualidade das Águas do rio Suaçuí Grande em 2005 foi classificado como Médio, acompanhando tendência verificada nos anos anteriores. O Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Suaçuí Grande encontra-se em funcionamento.

 

 

Bacia Hidrográfica do Rio Caratinga (DO5)

 

A Bacia Hidrográfica do Rio Caratinga, situado no leste mineiro, ocupa uma área de 6.557km2, abrange 22 municípios e possui uma população estimada de 300.520 habitantes. O principal curso de água da bacia é o rio Caratinga, afluente da margem esquerda do rio Doce. Ele nasce no município de Santa Bárbara do Leste, sendo sua foz no município de Conselheiro Pena. A bacia conta ainda com 33 importantes afluentes, entre córregos, ribeirões e rios.

 

A principal atividade econômica na bacia do Caratinga é a cultura do café e, em menor escala, a produção de hortifrutigranjeiros e a pecuária. Quanto aos problemas ambientais, destacam-se, na área rural, degradação das terras, escassez e poluição das águas, realização de queimadas, desmatamentos de morros e destruição das nascentes para aumento da área de plantio. Na área urbana é grande a necessidade de melhoria no sistema de saneamento básico, destinação de lixo, esgoto, bem como o trato mais sistêmico do uso e ocupação do solo. O Índice de Qualidade das Águas na bacia do rio Caratinga apresentou-se predominantemente no nível Médio em 2005, com exceção do trecho monitorado a jusante da cidade de Caratinga, que apresentou IQA ruim. O Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Caratinga encontra-se em funcionamento.

 

 

Bacia Hidrográfica do Rio Manhuaçu (DO6)

 

O rio Manhuaçu nasce na Serra da Seritinga, divisa dos municípios de Divino e São João do Manhuaçu, e deságua no rio Doce, do qual é um dos principais afluentes pela margem direita, acima da cidade de Aimorés. A bacia apresenta uma população estimada de 308.792 habitantes, abrange um total de 28 municípios, possui extensão de 264 km e área de drenagem de 9.011 km², tendo como principais afluentes pela margem direita os rios José Pedro e São Manuel. Localizada na margem direita do Rio Doce, na região denominada Zona da Mata, a bacia é inserida no Bioma da Mata Atlântica.

 

Como resultado das inúmeras intervenções ocorridas durante o histórico de ocupação e utilização do solo para a agricultura, especialmente em função das culturas de café, principal atividade econômica da região, e das pastagens, a cobertura vegetal existente, via de regra, apresenta caráter secundário. No rio Manhuaçu, o Índice de Qualidade das Águas (IQA) apresentou piora no ponto monitorado em Santana do Manhuaçu, tendo sido considerado Bom em 2004 e Médio em 2005. O ponto próximo a sua foz no rio Doce permaneceu, como em 2003 e 2004, no nível Médio. O Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Manhuaçu encontra-se em funcionamento.

IGAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades