Bacia hidrográfica do Rio Grande

PDFImprimirE-mail

Bacia Hidrográfica do Alto Rio Grande (GD1)

A Bacia Hidrográfica do Alto Rio Grande está inserida na mesorregião do Campo das Vertentes e possui uma área de drenagem de 8.804 km². A bacia abrange 21 sedes municipais e apresenta uma população estimada de 101.855 habitantes. O clima da bacia é classificado como semi-úmido, apresentando de quatro a cinco meses secos por ano, e a disponibilidade hídrica se situa entre 10 e 20 litros por segundo por quilômetro quadrado. O principal fator de pressão sobre os recursos hídricos da bacia é o lançamento de esgotos sanitários nos rios Aiuruoca e Capivari. Apesar disso, o IQA do rio Capivari apresentou-se Bom em 2005, havendo uma melhora em relação a 2004, quando o IQA havia sido Médio. O Comitê de Bacia Hidrográfica do Alto Rio Grande encontra-se em funcionamento.


Bacia Hidrográfica dos Rios das Mortes e Jacaré (GD2)

A Bacia Hidrográfica dos Rios das Mortes e Jacaré está inserida na mesorregião do Campo das Vertentes, onde estão municípios como São João Del-Rei, Barbacena, Oliveira e Campo Belo. Apresentando uma área de drenagem de 10.547 km² e abrangendo um total de 30 sedes municipais, a bacia possui uma população estimada de 522.135 habitantes. Seu clima é classificado como semi-úmido, apresentando em torno de quatro a cinco meses secos por ano. A disponibilidade hídrica na bacia situa-se acima de 20 litros por segundo por quilômetro quadrado e o Índice de Qualidade das Águas é considerado Médio no rio das Mortes e Bom no Jacaré. Nesse último caso, houve melhora, pois em 2004 o IQA havia sido Médio. O Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios das Mortes e Jacaré encontra-se em processo de formação. 


Bacia Hidrográfica do Entorno do Reservatório de Furnas (GD3)

A Bacia Hidrográfica do Entorno da Represa de Furnas é formada por 42 municípios, possuindo uma área de drenagem de 16562 km² e uma população estimada de 698.611 habitantes. Essa represa está localizada entre os municípios de São José da Barra e São João Batista do Glória. De relevo montanhoso e vegetação de cerrado, a bacia se destaca pela diversidade da sua produção agrícola, destacando-se as culturas de café, milho, soja, batata, arroz e feijão, bem como as chamadas culturas cítricas. No campo industrial, a região se destaca como pólo atrativo de novas indústrias, em especial no caso das cidades de Varginha, Lavras, Três Pontas, Alfenas, Formiga, Campo Belo e Perdões. Apesar das constantes oscilações da cota do lago, a região é caracterizada por seu grande potencial turístico, sendo denominada inclusive como “Mar de Minas”.

A região vem apresentando fortes inclinações para a transformação ambiental devido à ausência de um projeto específico voltado para as matas ciliares e nascentes e à falta de criação e proteção de áreas de preservação permanente. No que diz respeito aos recursos hídricos, cumpre destacar que em 2005 o Índice de Qualidade das Águas do rio Formiga manteve-se ruim, acompanhando tendência verificada desde 1997, quando se iniciaram as campanhas de monitoramento do IGAM. O Comitê de Bacia Hidrográfica do Entorno do Reservatório de Furnas encontra-se em funcionamento. 


Bacia Hidrográfica do Rio Verde (GD4)

A Bacia Hidrográfica do Rio Verde situa-se na mesorregião Sul-sudoeste e abrange um total de 23 sedes municipais, atendendo municípios como São Lourenço. Com uma população total estimada de 423.449 habitantes e uma área de drenagem de 6.924 km², a bacia possui clima úmido, apresentando de um a dois meses secos por ano e disponibilidade hídrica entre 10 e 20 litros por segundo por quilômetro quadrado. A média anual do Índice de Qualidade das Águas (IQA) ao longo do rio Verde em 2005 manteve-se no nível Bom na estação de amostragem localizada a montante da cidade de Itanhandu e Médio nos trechos situados a jusante da cidade de São Sebastião do rio Verde, na cidade de Soledade de Minas, na cidade de Três Corações e na localidade de Flora. Na estação de monitoramento localizada a jusante da cidade de Varginha, foi registrada média anual do IQA no nível Bom, representando uma melhora em relação ao ano de 2004, quando se observou IQA Médio. O Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Verde encontra-se em funcionamento.


Bacia Hidrográfica do Rio Sapucaí (GD5)

A Bacia Hidrográfica do Rio Sapucaí integra a bacia do rio Grande, localizando-se na região sudeste e atravessando dois estados, São Paulo e Minas Gerais. O Rio Sapucaí nasce na Serra da Mantiqueira, na cidade de Campos do Jordão – SP, a uma altitude de 1650 m, e deságua no Lago de Furnas a 780 m de atitude, atravessando, aproximadamente, 343 km (34 km dentro do Estado de São Paulo e 309 km em Minas Gerais).

A parte mineira da bacia do rio Sapucaí abrange um total de 40 sedes municipais, possui uma população estimada de 527.545 e uma área de drenagem de 8.882 km². Os terrenos da bacia são ocupados predominantemente com pastagens e remanescentes de matas de galeria e araucárias. A topografia íngreme dominante não favorece a prática da agricultura, que fica restrita às várzeas de alguns cursos de água. O clima na cabeceira, influenciado pela Serra da Mantiqueira, é caracterizado por temperatura média anual de 13,6ºC e total médio anual de precipitação superior a 1500 mm. No restante da bacia predominam temperaturas amenas durante o ano todo, com valores médios entre 18 e 22ºC, com precipitação média anual inferior a 1500 mm, podendo ocorrer 1 ou 2 meses sem chuva.

No que se refere a problemas ambientais, destacam-se, dentre outros, a realização de queimadas, o desmatamento, que compromete as matas ciliares, e a contaminação dos cursos de água por efluentes industriais. Apesar disso, quando comparado ao ano anterior, o Índice de Qualidade das Águas no rio Sapucaí apresentou melhora em pontos situados a montante e a jusante da cidade de Itajubá, onde o IQA Médio e Ruim das águas em 2004 passou para IQA Bom e Médio em 2005, respectivamente. Já o rio Sapucaí-Mirim manteve o resultado de IQA Médio verificado em 2004. O Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Sapucaí encontra-se em funcionamento.


Bacia Hidrográfica do Rios Mogi-Guaçú e Pardo (GD6)

A Bacia Hidrográfica dos Rios Mogi-Guaçú e Pardo compreende uma área de drenagem de 35.742 km², sendo 17% em Minas Gerais e 83% em São Paulo. A parte mineira da bacia dos rios Mogi-Guaçú e Pardo é composta por 19 municípios, com uma população estimada de 378.631 mil habitantes e está inserida na mesorregião geográfica Sul-sudoeste de Minas Gerais.

Seu clima é considerado úmido, com média de um a dois meses de seca por ano, e a disponibilidade hídrica está acima de 20 litros por segundo por quilômetro quadrado. As atividades econômicas predominantes na bacia são, respectivamente, a mineração, a indústria (Mogi-Guaçú) e a agropecuária (Pardo). Os principais problemas ambientais e de degradação dos recursos hídricos decorrem do uso inadequado do solo, da aplicação indiscriminada de agrotóxicos - principalmente nas culturas de batata e morango –, do desmatamento, inclusive de matas ciliares, e do lançamento de efluentes domésticos e industriais sem tratamento. Com isso, o Índice de Qualidade das Águas no ribeirão das Antas apresentou-se Médio no ano de 2005. O Comitê de Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros dos Rios Mogi-Guaçu e Pardo encontra-se em funcionamento.


Bacia Hidrográfica do Médio Rio Grande (GD7)

A Bacia Hidrográfica do Médio Rio Grande está situada na região do reservatório de Peixoto e ribeirão Sapucaí e na mesorregião Sul-Sudoeste, apresentando uma área de drenagem de 9.856 km². Atendendo municípios como Passos e São Sebastião do Paraíso, a bacia abrange 18 sedes municipais, somando uma população total estimada de 291.874 habitantes. O clima na bacia é considerado semi-úmido, apresentando de quatro a cinco meses secos por ano, sendo sua disponibilidade hídrica superior a 20 litros por segundo por quilômetro quadrado. O Índice de Qualidade das Águas (IQA) apresentou-se Médio no rio São João e ruim no ribeirão da Bocaina em 2005, por influência das variáveis coliformes termotolerantes, fósforo total, turbidez, oxigênio dissolvido (OD) e demanda bioquímica de oxigênio (DBO). O Comitê de Bacia Hidrográfica do Médio Rio Grande encontra-se em funcionamento.


Bacia Hidrográfica do Baixo Rio Grande (GD8)

A Bacia Hidrográfica do Baixo Rio Grande está situada na mesorregião Sul-sudoeste, onde estão municípios como Araxá, Uberaba e Frutal. Apresentando uma área de drenagem de 18.784 km² e abrangendo um total de 18 sedes municipais, a bacia possui uma população estimada de 455.401 habitantes. O clima na bacia é considerado semi-úmido, havendo de quatro a cinco meses secos por ano, situando-se a disponibilidade hídrica entre 2 e 10 litros por segundo por quilômetro quadrado. O Índice de Qualidade das Águas na bacia em 2005 apresentou-se Bom no rio Uberaba a montante da cidade de Uberaba, representando uma melhora em relação a 2004, quando foi observado IQA Médio. Por outro lado, a montante do reservatório de Volta Grande, o IQA manteve-se Médio, repetindo resultado ocorrido em 2004. O Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo Rio Grande encontra-se em funcionamento.