Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM

Rede amplia a participação social na gestão das águas em Minas Gerais

PDFImprimirE-mail

O Governo de Minas lança no dia 24/03 (quinta-feira), durante as comemorações da Semana da Água, a Rede Mineira de Bacias Hidrográficas. Esse novo ambiente virtual será um espaço para debates, troca de experiências, publicação de notícias, elaboração de documentos e divulgação de eventos referentes à gestão das águas no Estado. A ferramenta será apresentada durante a reunião do Fórum Mineiro de Comitês de Bacia Hidrográfica, em Poços de Caldas, Sul de Minas.


O acesso à Rede Mineira é livre e todos os internautas podem consultar blogs, fóruns de discussão, informações e documentos pelo endereço http://redemineira.igam.mg.gov.br/.  Para participar de outras atividades, como criar e participar dos fóruns, apresentar ou aderir a proposições, postar nos blogs, criar grupos e participar da construção coletiva de documentos, o visitante deve se cadastrar, tornando-se um membro.


Para a diretora de Gestão das Águas e Apoio aos Comitês de Bacia do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Luiza de Marillac Camargos, a Rede amplia o diálogo entre o Estado e a sociedade, e entre a sociedade e os comitês de bacia. “Esse novo espaço de interação permite às pessoas conhecerem, trocarem experiências e construírem uma rede de informações sobre o tema água”, complementa. A ferramenta é gerenciada pelo Igam e um produto do projeto estruturador Governo Eletrônico, de responsabilidade da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).


Além da rede macro, que abrange as discussões em todo o Estado, os membros dos Comitês podem participar de grupos específicos de sua bacia hidrográfica. Os grupos serão administrados de forma compartilhada pelo Igam e o respectivo comitê, que é um órgão colegiado, composto por representantes do poder público, setor produtivo e sociedade civil, e responsável pela gestão local das águas.


Comitês de Bacias Hidrográficas de Minas Gerais


Com o objetivo de fortalecer a participação dos diferentes setores da sociedade mineira na gestão das águas, o Igam criou, entre 1998 e 2009, todos os 36 comitês de bacias hidrográficas previstos, um para cada unidade de planejamento e gestão de recursos hídricos do Estado. Os comitês são a base da gestão participativa e compartilhada das águas e compostos por representantes do poder público, da sociedade civil e do setor produtivo. Eles são responsáveis pelo gerenciamento local das águas, inclusive, por solucionar, em primeira instância, os problemas e conflitos de interesse dos usos da água em suas respectivas bacias.


Todas as reuniões dos comitês são públicas e todos os participantes têm direito a voz. Já os membros de um comitê, além do direito a voz, também podem votar. Eles são eleitos por meio de um processo democrático e nomeados pelo governador do Estado, com mandato renovado a cada quatro anos. Os comitês têm vagas distribuídas nas categorias poder público, setor empresarial e sociedade civil organizada. Informações sobre os comitês e os processos eleitorais estão disponíveis no Portal dos Comitês: http://comites.igam.mg.gov.br/new/.

Serviço:
Reunião do Fórum Mineiro de Comitês de Bacia Hidrográfica 

Data: 23/03 - Solenidade de abertura
Horário: 19 horas
Local: Palace Hotel - Praça Dr. Pedro Sanches, s/n, Centro, Poços de Caldas - MG 

Data: 24/03 - Reunião
Horário: 8 às 18 horas
Local: Palace Hotel - Praça Dr. Pedro Sanches, s/n, Centro, Poços de Caldas - MG

Acesse aqui a programação completa da Semana da Água 2011

 

Caroline Correia
Núcleo de Apoio aos Comitês de Bacia Hidrográfica - IGAM

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.

IGAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades