Monitoramento da Qualidade das Águas

Conhecer a qualidade e a quantidade das águas em nosso estado é uma ferramenta básica para definir estratégias que busquem a conservação, a recuperação e o uso racional dos recursos hídricos, reduzindo os conflitos e direcionando as atividades econômicas.

O programa de monitoramento da qualidade das águas superficiais e subterrâneas de Minas Gerais, denominado Programa Águas de Minas, é executado desde 1997 e está sob a responsabilidade do Instituto Mineiro de Gestão das Águas. Os resultados possibilitam, por exemplo, identificar a variação da qualidade das águas em períodos específicos, detectar e medir tendências, elaborar diagnósticos e propor ações visando à proteção e a recuperação dos recursos hídricos.

A rede básica de monitoramento está em constante ampliação com o intuito de abranger a maior cobertura hidrográfica no estado. É estabelecida em locais estratégicos para avaliar os pontos de entrega limítrofes entre estados, as confluências de corpos de água e os locais com impactos na qualidade já conhecidos ou potenciais.

Nas regiões em que é preciso realizar a caracterização mais detalhada da qualidade das águas, são operadas as redes de monitoramento dirigidas. Essas redes têm objetivos específicos, tais como subsidiar as propostas de enquadramento, acompanhar as ações de despoluição na sub-bacia do ribeirão Pampulha e acompanhar a qualidade das águas da Cidade Administrativa de Minas Gerais (CAMG) e Parque Estadual Serra Verde (PESV).

No caso dos desastres relacionados ao rompimento de barragens de rejeito ocorridos nas bacias dos rios Doce e Paraopeba, em 2015 e 2019, respectivamente, o Igam executa o monitoramento especial nos rios afetados, com o objetivo de acompanhar a situação e evolução da qualidade das águas superficiais, com divulgação periódica dos resultados.

No ano de 2005, o Programa Águas de Minas ampliou o monitoramento incluindo a avaliação da qualidade das águas subterrâneas, por meio da Rede Estadual de Monitoramento de Qualidade de Águas Subterrâneas. O monitoramento em Minas Gerais se iniciou na região Norte, devido à combinação de baixa densidade de drenagem superficial e alta demanda de água subterrânea, e vem sendo executado desde então, com a expansão gradativa para outras regiões e aquíferos.

A rede mineira de monitoramento das águas subterrâneas tem como objetivo principal a análise qualitativa dos recursos hídricos subterrâneos em seus aspectos de variação espacial e temporal. O monitoramento permite a caracterização e a avaliação das condições de qualidade, de forma a assegurar o uso adequado dessas águas e também fornece subsídios para ações de prevenção e controle da poluição, assim como permite a implementação de outros instrumentos de gestão de recursos hídricos, tal como o estabelecimento de background (valores de fundo naturais) e o enquadramento para as águas subterrâneas.

Os resultados de qualidade das águas superficiais e subterrâneas gerados são armazenados em uma base de dados, que contém informações atuais e históricas do monitoramento. A partir dos resultados são elaborados estudos acerca da qualidade das águas do Estado de Minas Gerais.

Para baixar os dados, mapas e relatórios de qualidade de água e conhecer o programa de monitoramento, acesse: https://portalinfohidro.igam.mg.gov.br/index.php/monitoramento-de-qualidade-das-aguas