Série de oficinas irá mapear áreas prioritárias para a segurança hídrica no estado

oficina-3-e-4-PMSH-release-dentro

O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) realiza, nos dias 29 e 30/8, a 3ª e 4ª oficinas de elaboração do Plano Mineiro de Segurança Hídrica (PMSH). O evento acontece em Belo Horizonte, restrito a 150 vagas por oficina. Durante o encontro, serão validadas e apresentadas as áreas prioritárias à segurança hídrica no estado, segundo critérios estabelecidos pelo programa. Os interessados podem se inscrever gratuitamente em pmsh.com.br.

Para a Oficina 3, todas as 150 vagas disponíveis foram preenchidas, porém, ainda é possível se inscrever na lista de espera. Na Oficina 4, aproximadamente 50 vagas ainda estão disponíveis.

Clique aqui e faça sua inscrição

O cronograma do projeto prevê a realização de nove oficinas abertas ao público. As edições 3 e 4 serão as primeiras promovidas em formato presencial e, para incentivar a participação popular, será disponibilizada ajuda de custo para transporte e hospedagem dos inscritos, desde que preenchidos os requisitos apresentados durante a inscrição.  A contribuição financeira será restrita a 30 participantes por oficina, de acordo com a ordem de inscrição e pleno atendimento dos critérios previstos.

ÁREAS PRIORITÁRIAS

Durante o evento, serão apresentadas as áreas prioritárias para as ações de segurança hídrica do PMSH em Minas Gerais, bem como seus respectivos níveis de prioridade para o desenvolvimento das iniciativas promovidas no âmbito do programa, dentro de uma escala de 0 a 10.

Entre as iniciativas previstas pelo poder público, dentro do escopo de atuação do PMSH, estão a revitalização e conservação das bacias hidrográficas integrantes das Unidades Estratégicas de Gestão (UEGs) definidas, recuperação da cobertura vegetal, controle da poluição e uso racional dos serviços ecossistêmicos disponíveis no estado.

O PMSH irá abranger todas as regiões de Minas Gerais, sendo subdividido em sete unidades estratégicas e suas circunscrições hidrográficas: afluentes do Alto Rio São Francisco; do Baixo Rio São Francisco; do Rio Grande; do Rio Doce; dos Rios Mucuri, São Mateus, Jequitinhonha e Pardo; do Rio Paranaíba, e do Rio Paraíba do Sul.

PMSH

O Plano Mineiro de Segurança Hídrica propõe o desenvolvimento de ações estratégicas, integradas e permanentes para a revitalização das bacias hidrográficas existentes no estado. A iniciativa tem por objetivo garantir a disponibilidade de água em qualidade e quantidade suficientes para satisfazer as necessidades humanas, atividades econômicas e conservação de ecossistemas aquáticos.

O planejamento proposto envolve ainda a gestão dos riscos aos quais a população e o meio ambiente estão sujeitos em situações climáticas extremas, como secas, cheias, desastre naturais, além de falhas ou gestão ineficaz dos recursos hídricos.

A iniciativa integra o Programa Estratégico de Segurança Hídrica e Revitalização de Bacias Hidrográficas de Minas Gerais - Somos Todos Água, um dos projetos prioritários do Governo de Minas no triênio 2020-2023.

Acesse PMSH.COM.BR e saiba mais.

SERVIÇO:

3ª e 4ª Oficinas de Elaboração do Plano Mineiro de Segurança Hídrica (PMSH)
Data: 29 e 30/08/2023
Local: Royal Center Hotel Lourdes, R. Rio Grande do Sul, 856 – Lourdes; BH/MG