Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM

Bacia hidrográfica do Rio Paranaíba

PDFImprimirE-mail

Bacia Hidrográfica do Rio Dourados (PN1)

A Bacia Hidrográfica do Rio Dourados situa-se nas mesorregiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, onde estão municípios como Uberlândia, Patrocínio e Patos de Minas. Abrangendo um total de 18 sedes municipais, a bacia possui uma população estimada de 434.241 habitantes e uma área de drenagem de 22.291 km². O clima na bacia é considerado semi-úmido, com período seco durando entre quatro e cinco meses por ano, situando-se a disponibilidade hídrica entre 10 e 20 litros por segundo por quilômetro quadrado. Em 2005, o Índice de Qualidade das Águas na bacia apresentou-se predominantemente no nível Médio, confirmando tendência verificada ao longo dos anos de monitoramento. O Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Dourados já está aprovado.


Bacia Hidrográfica do Rio Araguari (PN2)

A Bacia Hidrográfica do Rio Araguari situa-se na mesorregiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, onde estão municípios como Uberlândia e Araxá. Abrangendo um total de 13 sedes municipais e apresentando uma área de drenagem de 21.566 km², a bacia possui uma população estimada de 741.486 habitantes. O clima na bacia é considerado semi-úmido, com período seco durando entre quatro e cinco meses por ano, situando-se a disponibilidade hídrica acima de 20 litros por segundo por quilômetro quadrado. O Índice de Qualidade das Águas na bacia em 2005 apresentou-se Bom no rio Araguari, Médio nos rios Quebra Anzol e Capivara e Bom no rio Uberabinha monitorado a montante da cidade de Uberlândia. Merece destaque a melhora ocorrida no rio Uberabinha monitorado a jusante de Uberlândia. Pela primeira vez, em nove anos de monitoramento, esse trecho apresentou IQA Médio, superando tendencia à apresentação de IQA Ruim. O Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Araguari encontra-se em funcionamento.


Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros do Baixo Paranaíba (PN3)

A Bacia Hidrográfica do Baixo Paranaíba situa-se nas mesorregiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, onde estão municípios como Uberlândia e Itumbiara. Abrangendo um total de 13 sedes municipais e apresentando uma área de drenagem de 26.973 km², a bacia possui uma população total estimada de 211.641 habitantes. O clima na bacia é considerado semi-úmido, com período seco durando entre quatro e cinco meses por ano, com exceção da divisa estadual, onde o clima é úmido, com período seco durando entre um e dois meses por ano. A disponibilidade hídrica na bacia situa-se entre 2 e 10 litros por segundo por quilômetro quadrado, com exceção da parte oriental da bacia, onde se situa entre 10 e 20 litros por segundo por quilômetro quadrado. O Índice de Qualidade das Águas na bacia apresentou-se no nível Médio em 2005 nos rios Tijuco e Prata e Bom no rio São Domingos. É importante ressaltar que houve piora no IQA do rio Tijuco, que passou de Bom em 2004 para Médio em 2005, resultado influenciado pelos parâmetros coliformes termotolerantes e turbidez.  O Comitê de Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros do Baixo Paranaíba encontra-se em funcionamento.

IGAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades