Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM

Bacia hidrográfica do Rio Jequitinhonha

PDFImprimirE-mail

Bacia Hidrográfica do Alto Rio Jequitinhonha (JQ1)

A Bacia Hidrográfica do Alto Rio Jequitinhonha situa-se nas mesorregiões do Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas, onde estão municípios como Grão Mogol e Diamantina. Abrangendo um total de 10 sedes municipais e apresentando uma área de drenagem de 19.803 km², a bacia possui uma população estimada de 100.006 habitantes. O clima na bacia é considerado semi-úmido, com período seco durando entre quatro e cinco meses por ano, situando-se a disponibilidade hídrica entre 2 e 10 litros por segundo por quilômetro quadrado. O Índice de Qualidade das Águas na bacia foi considerado Bom, sendo os resultados de 2005 os melhores de toda a série histórica de monitoramento. O Comitê de Bacia Hidrográfica do Alto Rio Jequitinhonha encontra-se em processo de formação.


Bacia Hidrográfica do Rio Araçuaí (JQ2)

A Bacia Hidrográfica do Rio Araçuaí situa-se na mesorregião do Vale do Jequitinhonha, onde estão municípios como Diamantina e Capelinha. Abrangendo um total de 21 sedes municipais e apresentando uma área de drenagem de 16.273 km², a bacia possui uma população estimada de 290.325 habitantes. O clima na bacia é considerado semi-úmido, com período seco durando entre quatro e cinco meses por ano, situando-se a disponibilidade hídrica entre 2 e 10 litros por segundo por quilômetro quadrado nas partes mais altas e entre 10 e 20 litros por segundo por quilômetro quadrado nos vales. O Índice de Qualidade das Águas do rio Araçuaí em 2005 foi considerado Bom em todos os pontos de amostragem. O Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Araçuaí encontra-se em funcionamento.


Bacia Hidrográfica do Médio e Baixo Rio Jequitinhonha (JQ3)

A Bacia Hidrográfica do Médio e Baixo Rio Jequitinhonha situa-se nas mesorregiões do Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas, onde estão municípios como Salinas, Araçuaí, Pedra Azul e Almenara. Abrangendo um total de 29 sedes municipais e apresentando uma área de drenagem de 29.774 km², a bacia possui uma população estimada de 392.539 habitantes. O clima na bacia é considerado semi-árido, com período seco superior a seis meses por ano, com exceção da parte leste da bacia, onde o clima é semi-úmido, com período seco durando ente quatro e cinco meses por ano. A disponibilidade hídrica na bacia situa-se entre 2 e 10 litros por segundo por quilômetro quadrado, com exceção do Vale do Jequitinhonha, onde se situa abaixo de 2 litros por segundo por quilômetro quadrado. O Índice de Qualidade das Águas na bacia foi considerado Bom no rio Jequitinhonha, sendo os resultados de 2005 os melhores de toda a série histórica de monitoramento. Quanto ao rio Salinas, no trecho monitorado a jusante de Rubelita, houve melhora na média anual do IQA, que passou de Ruim em 2004 para Médio em 2005. O Comitê de Bacia Hidrográfica do Médio e Baixo Rio Jequitinhonha encontra-se em processo de formação.

IGAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades