O Instituto Mineiro de Gestão das Águas – Igam realiza o monitoramento da qualidade das águas na bacia hidrográfica do Rio Doce e em todo o Estado de Minas Gerais, por meio do Programa Águas de Minas, desde o ano de 1997. O monitoramento na Bacia Hidrográfica do Rio Doce contempla 65 estações de amostragem de água, onde são realizadas coletas e análises laboratoriais com periodicidade trimestral e avaliação de aproximadamente 52 parâmetros físico-químicos e hidrobiológicos. Dessas, 12 estações de monitoramento estão localizadas na calha do Rio Doce, Gualaxo do Norte e no rio do Carmo e possuem monitoramento mensal.
Em decorrência do rompimento da barragem de Fundão, de propriedade da Samarco Mineração S.A., no distrito de Bento Rodrigues, município de Mariana, o Igam intensificou o monitoramento já executado na bacia por meio da elaboração, na manhã do dia seguinte ao evento, de um plano de monitoramento emergencial da qualidade das águas e dos sedimentos dos principais corpos de água afetados pelo desastre. Este plano contemplou a seleção dos pontos, dos parâmetros e da frequência da coleta das amostras, com o objetivo de avaliar o grau de interferência dos recursos hídricos afetados, permitindo, ainda, a avaliação dos níveis de poluição e degradação ambiental.
As amostragens emergenciais foram realizadas em 14 estações de amostragem, localizadas nos rios Gualaxo do Norte, do Carmo e Doce. A seleção dos pontos de monitoramento teve o intuito de facilitar a interpretação dos resultados, uma vez que já existe série histórica robusta e seria possível uma comparação com os dados de monitoramento já realizado pelo Igam ao longo dos últimos anos.
O Igam permanecerá acompanhando a qualidade das águas no rio Doce pelo tempo que tecnicamente se mostrar necessário, bem como continuará dando ampla divulgação dos resultados sobre a qualidade das águas na região afetada da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, por intermédio do Portal Infohidro (http://portalinfohidro.igam.mg.gov.br/monitoramento-de-qualidade-das-aguas) e de seu site (http://www.igam.mg.gov.br/).
Acesse abaixo os relatórios e informativos relacionados ao acompanhamento especial da qualidade das águas brutas do rio Doce:
- Boletim ao cidadão (Novo!)
- Encartes Especiais (Novo!)